A Revista “CONTROLE EXTERNO BRASILEIRO em REVISTA”, produzida pela Fenastc, com apoio e participação das entidades filiadas (e não filiadas) foi lançada no dia 04 de maio, no hotel Recanto das Cataratas, em Foz do Iguaçú, PR, durante a realização da VI Olimpíadas do Mercosul.
Com festa, música, dança e muita diversão para comemorar esta importante conquista dos Servidores, foram distribuídos 400 exemplares. “Recebemos muitos elogios pelo lançamento”, confessaram os Diretores da Fenastc, Luiz Tadeu (PR), Marcos Alcyr (SP) Antônio Henrique (PI) e Renato Bandeira (AC), além do Presidente, Amauri Perusso (RS).
No comando da apresentação da Revista, Evandro Arruda, Presidente da ABRTC-PR e coordenador-geral da Olimpíada.
Algumas Revistas forma levadas pelos colegas Argentinos participantes da Olimpíada, que se mostraram impressionados com temas de interesse comum - dos Tribunais dos dois Países - tratados na publicação.
A FENASTC providenciou 1.500 revistas para Foz do Iguaçú. O objetivo foi alcançado. Os atletas levaram na bagagem, de volta aos seus Estados, medalhas das competições e exemplares da Revista para apresentar em seus locais de trabalho.
Agora é a vez de promover o lançamento em cada um dos 34 Tribunais, atendendo a decisão tomada pelo XXV congresso da entidade, realizado em Brasília, em 09 de dezembro de 2015, de fazer a revista promover sua difusão pelo Brasil.
A matéria principal da Revista é a Independência da Função de Auditoria. A Fenastc defende a necessidade de fazer esse ajuste.
Os Tribunais de Contas tem três funções: Julgadores (Ministros/Conselheiros e seus substitutos); Defesa do Estado e da sociedade (MPC) e Auditoria Pública (Auditores). Para essa última, é essencial construir garantias e prerrogativas, denominação comum - de Auditores de Controle Externo - e remuneração mínima nacional.
Organizando a Auditoria, vamos selar um acordo entre os Servidores para produzir profundas mudanças nos TCs. Será nossa maior contribuição para a efetividade do Controle Externo Brasileiro.
A revista se propõe a debater como tornar os Tribunais de Contas em instrumento efetivo no combate à corrupção que assola o setor público do País. Um dos princípios a ser adotado é a transparência. E, também, a publicação dos relatórios de auditoria, antecedendo o julgamento.
“Controle Externo Brasileiro em Revista” está bonita e consistente. Conta com artigos e participações de colegas de todo o Brasil, da AMPCON, da ATRICON, do SEBRAE e da Auditoria Cidadã da Dívida.
Para o Presidente da Fenastc, Amauri Perusso, “é uma grande vitória a produção desta revista. Vai alcançar os servidores dos 34 tribunais e abrirá um debate sobre a afirmação da auditoria. Forjará a unidade e a emancipação dos trabalhadores do controle externo. Modificará os Tribunais de Contas”.
Agora é fazer o lançamento da revista em todos os Tribunais de Contas do Brasil. O SindiContas/PR, em parceria com a Fenastc, já fizeram o lançamento no Tribunal de Contas do Paraná, no dia 10 de maio.
Confira aqui o pdf da revista e o artigo do SindiContas/PR na página 39.
Infos do site da Fenastc.
Comente esta Notícia