SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias » TCE-PR

Imagem

100 mil servidores para pressionar Richa

  • 19 de maio de 2015
Os 21 sindicatos que representam os servidores públicos do Paraná esperam ter 100 mil pessoas mobilizadas em 30 cidades do estado nesta terça-feira (19) para pressionar o governo a retomar as negociações sobre o reajuste salarial deste ano do funcionalismo. Em Curitiba, onde ocorre o maior ato, 20 mil devem marchar das praças Rui Barbosa e Santos Andrade até o Centro Cívico. Os organizadores esperam que uma comitiva com representantes do Fórum de Entidades Sindicais (FES) seja recebida no Palácio Iguaçu. O governo confirma ter recebido o pedido de reunião, mas não decidiu se conversará ou não com os servidores.
 
O diálogo acerca do reajuste salarial foi interrompido na última quinta-feira (14). Até então estava combinado que nesta terça (19) ocorreria uma terceira rodada de negociação. Mas os planos mudaram com a divulgação de uma nota em que o governo estadual comunicou que o reajuste do funcionalismo seria de apenas 5%, em duas parcelas, e que não haveria mais negociação em razão do caixa quebrado do Estado. Os servidores queriam ao menos a reposição da inflação dos últimos 12 meses, de 8,17% pelo IPCA.
 
Cutucada
 
O ex-presidente Lula usou as redes sociais para cutucar Beto Richa. "Enquanto em alguns estados os governos não dialogam com os professores, o PT e os partidos aliados em Minas Gerais mostram que é possível avançar (...) Educação se constrói com diálogo, não com violência", afirmou o ex-presidente, em referência indireta ao episódio violento de 29 de abril em Curitiba.
 
Em banho-maria
 
Até o momento, o projeto de lei (PL) com o valor de reajuste não chegou à Assembleia Legislativa para ser votado. O governo diz que isso ocorre porque estudos de impacto orçamentário, que precisam estar anexos ao PL, estão em fase de finalização. Oficialmente não haveria qualquer possibilidade de reabertura de negociação. Mas, nesta segunda, um ofício enviado ao FES diz que se os funcionários em greve voltarem ao trabalho, as conversas sobre reajuste voltam a ocorrer. A segunda etapa da greve entra nesta terça no 22.º dia.
 
“É uma proposta descabida. Que garantias nós temos de que o índice será renegociado se voltarmos às salas de aula? Há uma desconfiança geral da categoria. Por exemplo, o governo estadual falou que não iria pegar o dinheiro da previdência. Mas ele sacou R$ 500 milhões. Só voltamos às salas de aula se houver uma proposta efetiva, algo palpável”, disse Luiz Fernando Rodrigues, diretor de comunicação da APP-Sindicato. A greve atual foi considerada ilegal pela Justiça no dia 27 de abril. A APP recorreu mas ainda não há uma nova decisão sobre o assunto.
 
Greve geral
 
Professores e funcionários da educação básica e das sete universidades estaduais estão em greve desde abril. Para esta terça, os 21 sindicatos de servidores públicos que integram o FES confirmaram a participação no dia de paralisação. As entidades que representam a área da saúde (Sindsaúde) e os agentes penitenciários (Sindarspen) farão suas assembleias após o ato. Caso não haja nenhuma mudança nas negociações, os dirigentes acreditam que uma greve geral possa ser deflagrada. Segundo o FES, apenas sete dos 21 sindicatos não estão com movimentos paredistas em andamento. Todos, no entanto, já aprovaram indicativos e podem cruzar os braços.
 
   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha

Notícias Relacionadas

14 de maio de 2015

Governo anuncia reajuste do funcionalismo, encerra negociação e quer punir grevistas

O governo do Paraná informou nesta quinta-feira (14) que vai dar um reajuste de 5%, pago em...

12 de maio de 2015

Ministério considera irregulares as mudanças na Paranaprevidência

O Ministério da Previdência considerou irregulares as mudanças na...

11 de maio de 2015

Sequelas da batalha do Centro Cívico

Entre manifestantes e policiais, pelo menos 22 mil pessoas estiveram no Centro Cívico durante...

Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.