O Movimento #mudatc conclama a sociedade, lideranças técnicas, dirigentes e agentes públicos, ativistas, movimentos e organizações sociais e meios de comunicação para uma união de esforços no sentido de mudanças e avanços no espírito e nas práticas republicanas dos Tribunais de Contas do Brasil.
O Movimento acredita que o funcionamento ético e técnico dos Tribunais de Contas é condição imprescindível para um Estado verdadeiramente cidadão e transparente.
Assim, reuniram-se quatro entidades representativas de profissionais de carreiras de Estado do setor, idealizando e fundando o Movimento #mudatc, aberto a outras pessoas jurídicas e físicas participantes e apoiadoras.
As entidades fundadoras são: FENASTC – Federação Nacional das Entidades dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil, CONACATE – Confederação Nacional das Carreiras e Atividades Típicas de Estado, AMPCON – Associação Nacional do Ministério Público de Contas e ANTC – Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil.
Unidas e como ponto de partida para o Movimento #mudatc, as entidades anunciam premissas em comum para os avanços esperados nos Tribunais de Contas:
* Fim das indicações majoritariamente políticas para as vagas de Ministro e Conselheiro
* Padronização nacional da organização dos Tribunais de Contas e do processo de controle externo
* Autonomia do Ministério Público de Contas
* Independência dos auditores de controle externo
* Transparência dos processos de controle externo e dos gastos dos Tribunais
* Publicidade ativa dos relatórios de auditoria
Respectivos Presidentes das entidades assinam abaixo, convidando a sociedade brasileira em geral a apoiar essa iniciativa.
Júlio Marcelo de Oliveira
Presidente Ampcon
Francisco Gominho
Presidente Antc
Antonio Carlos Fernandes Jr
Presidente Conacate
Amauri Perusso
Presidente Fenastc
Os servidores e membros do Tribunal de Contas do Estado do Paraná apoiam e incentivam o movimento #MudaTc! Faça a sua parte!
Comente esta Notícia