SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias » Sindicontas/PR

Imagem

Presidente da FENASTC defende controle interno independente em comissão da Câmara Federal sobre 10 medidas contra a corrupção

  • 05 de outubro de 2016

Nessa quarta-feira (4), o presidente da Federação Nacional das Entidades dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil (Fenastc), Amauri Perusso, representando servidores dos Tribunais de Contas de todo o país, em Comissão da Câmara Federal dos Deputados, destinada a analisar o PL 4850/16, que trata das 10 medidas contra a corrupção, ressaltou que não haverá combate eficaz à corrupção sem Controle Interno Independente e Controle Externo Eficaz.

Segundo Perusso, combater a corrupção é evitar que ela aconteça e a iniciativa do Ministério Público Federal trata sobre a punição à corrupção. “Para termos 34 Tribunais de Contas respondendo às demandas da sociedade precisamos emancipar os Auditores e Servidores dos Tribunais de Contas com carreira nacional de Auditoria, com denominação comum de Auditores de Controle Externo, garantias e prerrogativas e remuneração mínima nacional”, destacou o presidente.

O servidor manifestou apoio às medidas, com ressalvas, “Sou signatário das dez medidas. Precisamos de punição mais rigorosa e mais instrumentos para reaver o que foi subtraído dos cofres públicos. Mas não podemos restringir direitos civis, como habeas corpus e a presunção de inocência”, ressaltou. Também criticou a previsão de teste de integridade para policiais. “Teste de integridade só para policiais é um absurdo”, disse Perusso.

O projeto limita a concessão de habeas corpus, criminaliza o uso de caixa-dois em campanhas eleitorais, restringe recursos judiciais e aumenta as penas de vários crimes ligados à corrupção, entre outras medidas. Entenda ponto a ponto.

O relator da proposta na comissão especial, deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), antecipou que vai modificar a proposta em relação ao teste de integridade, que será feito apenas como instrumento de investigação, quando houver suspeitas sobre o funcionário público. “Só quando houver fundamentadas suspeitas”, afirmou.

O relator informou aos membros da comissão que, a partir da terceira semana de outubro, vai procurar as lideranças partidárias para apresentar um rascunho de seu relatório e receber sugestões. Ele pretende votar o relatório em novembro na comissão, de modo que a proposta esteja pronta para ir a Plenário até o fim do ano.

Leia aqui a matéria completa da Câmara dos Deputados.

Clique aqui e confira o vídeo do debate.

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha

Notícias Relacionadas

30 de setembro de 2016

Está sobrando (muito) dinheiro na Previdência; entenda os números

Especialistas desmentem números que anunciam rombo na previdência “As pessoas...

12 de setembro de 2016

Comunicado do presidente da FENASTC!

Clique aqui e acesse o comunicado do presidente da FENASTC, Amauri Perusso, sobre o assunto da...

06 de setembro de 2016

A refundação da FENASTC e sua importância

A principal bandeira da FENASTC é a afirmação das categorias, especialmente...

Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.