Programa para prevenir corrupção entre servidores é lançado pelo Ministério da Fazenda

• 04 de outubro de 2023

Matéria original/imagem: Extra Globo

Nesta terça-feira (dia 3), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, realizou o lançamento do Programa de Integridade do Ministério da Fazenda (FAZ Integridade), em Brasília. O propósito do projeto é prevenir casos de corrupção, assédio e outros desvios de conduta entre servidores da pasta. O programa foi idealizado em janeiro deste ano, a partir de diretrizes publicadas no decreto n° 11.529, de 2023.

Instituído por meio de portaria normativa, o programa visa estipular ações para enfrentar riscos à integridade. Veja desvios a serem atingidos pela proposta do projeto:

• Fraudes;
  • Corrupção;
  • Desvios éticos, de função, de finalidade e de interesses;
  • Disseminação indevida de informações;
  • Preconceito;
  • Assédio moral e sexual.

Segundo o líder do ministério, Fernando Haddad (PT), o comprometimento do funcionalismo da pasta é um "motivo de orgulho" aos gestores. Para o ministro, o projeto de integridade significa mudança de patamar.

O chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério da Fazenda, Dany Secco, destacou que o programa de integridade deve ser um esforço individual e coletivo.

– Para que órgãos e entidades entreguem tanto políticas públicas de qualidade, quanto sejam inspiração e referência para a construção de uma sociedade mais íntegra – defendeu.

"A oficialização do programa foi realizada nesta terça-feira, mas diversas iniciativas em seu âmbito já foram ou estão sendo realizadas, como: ações de capacitação, palestras e eventos internos; painel de monitoramento do programa e o início do Projeto de Inclusão e Diversidade no Ministério", destaca o Ministério da Fazenda.