SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Palavra do Presidente

Palavra do Presidente | Fortalecendo a voz dos servidores

  • 21 de setembro de 2023
Presidente

Hoje, gostaria de iniciar esta mensagem reforçando o nosso compromisso com a defesa dos direitos que são fundamentais para todos nós, servidores. Vivemos tempos desafiadores, onde a busca por uma gestão pública eficiente deve ser equilibrada com a valorização daqueles que dedicam suas vidas a garantir o funcionamento correto e ético do serviço público. Diante desse cenário, é fundamental estarmos informados sobre as discussões e propostas que podem afetar diretamente o nosso futuro e nossas escolhas.

O primeiro e o mais importante tema de hoje é a Reforma Administrativa. Precisamos nos unir neste momento para debater esse assunto de extrema importância que tem ganhado destaque. O tema foi abordado recentemente na entrevista do presidente da Câmara, Arthur Lira, à Crusoé. É importante que compreendamos as implicações diretas dessa reforma e como ela pode afetar de forma significativa nossas vidas como servidores.

Na entrevista, Lira defendeu a necessidade de modernização do setor público, enfatizando que esse é o momento adequado para implementar mudanças. No entanto, precisamos analisar com cautela as propostas apresentadas e o impacto que elas trariam para nossa realidade. A reforma administrativa, tal como proposta, carrega consigo elementos que representam um sério risco para nossas carreiras e para a qualidade dos serviços que prestamos à sociedade.

É preciso destacar que a reforma tem potencial para enfraquecer conquistas importantes, como a estabilidade no emprego e benefícios que valorizam nosso trabalho. Além disso, a flexibilização das regras para contratações e o fim da estabilidade podem abrir portas para práticas prejudiciais, como a corrupção e a politicagem.

O segundo item em questão é imposto sindical, e sobre ele, reforço nosso posicionamento. O SINDICONTAS/PR entende que a contribuição sindical não deve ser obrigatória. Acreditamos que a representação sindical deve ser baseada na vontade dos servidores em participar ativamente, de forma voluntária, em nossa causa. Uma contribuição voluntária respeita a autonomia de cada servidor e nos permite atuar em consonância com suas necessidades. Manter nossa independência financeira tem sido nosso compromisso desde a fundação do sindicato, garantindo que nossas ações sejam sempre pautadas pelo interesse dos servidores.

Por fim, trazemos a discussão sobre a contribuição assistencial a sindicatos que está sendo julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e entendemos que devemos acompanhar atentamente os desdobramentos desse processo. É uma oportunidade de reafirmar a importância da liberdade de associação e participação voluntária na representação sindical. Acreditamos que os trabalhadores devem ter a escolha de apoiar seus sindicatos, sem a obrigatoriedade de contribuição.

Vamos continuar atentos às discussões e atuar com determinação para assegurar que nossos direitos e prerrogativas sejam preservados. Contem conosco para mantermos um serviço público digno, eficiente e justo.

Luiz Tadeu Grossi Fernandes
Presidente SINDICONTAS/PR

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.