Quantificação de benefícios gerados pelos TCs: curso ocorrerá entre os dias 04 e 06 de setembro

• 30 de agosto de 2023

Matéria original/imagem: Atricon

Começa, na próxima segunda-feira (4), o curso “Quantificação de benefícios gerados pelos Tribunais de Contas”. A capacitação é promovida pela Atricon em conjunto com o Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio), CNPTC, IRB e Abracom. As atividades, que vão até o dia 06 de setembro, ocorrerão das 9h às 19h, no auditório do Hotel Windsor Barra, localizado na Barra da Tijuca.

O objetivo do curso é oferecer, a partir da experiência do TCMRio e de outras iniciativas, conhecimentos técnicos e práticos para mensuração dos resultados gerados pela atuação dos órgãos de controle com base na metodologia do Manual de Quantificação de Benefícios editado pela Atricon (MQB).

Entre os resultados esperados com a aplicação do MQB estão a aferição do nível de efetividade dos TCs; a identificação de subsídios para a tomada de decisões estratégicas, além da demonstração à sociedade dos efeitos das ações desenvolvidas pelos órgãos de controle de forma objetiva e transparente.

No mesmo período da capacitação estão previstas reuniões da diretoria do CNPTC (04/09, às 15h), da equipe responsável pela elaboração do Planejamento Estratégico da Atricon (05/09, às 9h), dos Secretários de Controle Externo (05/09, às 15h), e dos integrantes do projeto Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (06/09, às 9h).

Com o objetivo de mobilizar membros e servidores do Sistema Tribunais de Contas, os presidentes da Atricon, Cezar Miola, do CNPTC e do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio), Luiz Antonio Guaraná, do IRB, Edilberto Carlos Pontes Lima, e da Abracom, Joaquim Alves de Castro Netto, assinaram ofício conjunto dirigido aos presidentes de todos os 32 Tribunais de Contas divulgando a iniciativa.

O público-alvo são conselheiros, conselheiros-substitutos, procuradores de contas, secretários de Controle Externo e servidores da área de controle externo (preferencialmente afeitos à atividade de quantificação de benefícios) e de tecnologia da Informação. Informações adicionais e esclarecimentos de dúvidas podem ser feitos pelo e-mail dtc@tcmrio.tc.br, ou através do telefone do Departamento de Treinamento e Capacitação do TCMRio, (21) 3824-3768.