SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias

Imagem

Drama: servidores de nível elementar adiam aposentadoria por causa do baixo vencimento básico

  • 27 de julho de 2023

Dezenas de servidores públicos de nível elementar da Prefeitura do Rio de Janeiro têm uma coisa em comum: mesmo com tempo de serviço e idade para se aposentar, preferem continuar no trabalho. A razão é simples. Esses trabalhadores têm o vencimento básico tão baixo — menor do que um salário mínimo — que decidem estender o tempo da carreira. Ao menos 50 funcionários relataram à coluna as mesmas condições.

 

ristina Basílio, de 60 anos, afirma que ainda não deu entrada no pedido de aposentadoria porque isso significaria destruir os seus ganhos mensais.
 
— Meu vencimento básico não dá para nada. Nós não temos poder de compras, somos limitados a alimentação básica, remédio – descreve a servidora da Educação.
 
No geral, os funcionários alertam que estão com a saúde mental e psicológica abaladas. De um lado, já pela idade — todos acima dos 55 anos —, o esforço de trabalhar impacta no corpo. Por outro lado, a certeza de que o salário de aposentado vai significar um cenário de miséria afeta o estado mental deles.
 
Reclamação dos funcionários não é de hoje
 
Desde o ano passado, foram realizadas duas audiências públicas na Câmara Municipal do Município do Rio de Janeiro para tratar dos baixos salários dos funcionários. O vereador Jorge Felippe (União), presidente da Comissão do Servidor, falou da situação:
 
— Não é admissível ter servidores com 30 anos de dedicação ao serviço público ganhando menos do que o salário mínimo.
 
Já o vereador Paulo Pinheiro, do PSOL, revelou que enviou mais de 15 requerimentos de informação ao governo do município, que não foram respondido.
 
— Nosso próximo passo será judicializar o prefeito Eduardo Paes.
 
Felipe Michel, vereador pelo Progressistas, defende que as ações do poder público "escravizam" os servidores.
 
– A estabilidade e garantia de vencimentos, que antigamente eram vantajosas e atraíam ao concurso público, foram mutiladas ao longo do tempo – finaliza.
 
Orçamento pode ser razão por trás da falta de avanço
Nesta semana, os servidores fizeram uma vigília em frente à sede do Poder Executivo municipal, mas não foram atendidos.
 
Um fator que pode explicar a possível falta de atitude da Prefeitura do Rio em relação ao problema é o grande impacto no orçamento que a medida pode acarretar.
 
Isso ocorreria porque todas as gratificações dos funcionários são calculadas em cima dos vencimentos, que é a espinha dorsal dos salários. Sendo assim, um reajuste nos soldos representaria o aumento de todo o resto da folha salarial de cada servidor.
 
Fonte: Extra
   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.