SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias

Imagem

OMS declara o fim da emergência global de Covid

  • 11 de maio de 2023
O mundo recebeu, nesta sexta-feira (5), uma notícia pela qual precisou esperar 40 longos meses. A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou o fim da emergência de saúde global da pandemia de Covid.
 
O diretor-geral, Tedros Adhanom, abriu o discurso relembrando que há exatos 1.221 dias, a OMS soube dos primeiros casos de uma pneumonia de causa desconhecida na cidade chinesa de Wuhan.
 
E que, em 30 de janeiro de 2020, decretou emergência de saúde pública de interesse internacional. Naquela ocasião, menos de 100 casos de Covid tinham sido registrados fora da China - e nenhuma morte.
 
Hoje, pouco mais de três anos e três meses depois, o fim do alerta máximo da Organização Mundial da Saúde chegou com quase 7 milhões de mortes relatadas no mundo. E um aviso: o número real é várias vezes maior - pelo menos 20 milhões.
 
Tedros Adhanom disse que a Covid virou nosso mundo de cabeça para baixo, e que foi muito mais do que uma crise de saúde. Causou uma grave turbulência econômica, interrompendo viagens e negócios e mergulhando milhões na pobreza.
 
O chefe da OMS destacou que há mais de um ano, a pandemia está em tendência de queda e citou a vacinação como um dos fatores determinantes.
 
No pico, em janeiro de 2021, a Covid matava mais de 100 mil pessoas por semana. No final do mês passado, foram pouco mais de 3,5 mil mortes em sete dias.
 
Nesta quinta-feira (4), diante dos dados, o Comitê de Emergências da OMS aconselhou o diretor-geral.
 
“É, portanto, com grande esperança, que declaro o fim da Covid como uma emergência de saúde global”, anunciou Tedros Adhanom.
Mas ele também lembrou que a doença ainda tira uma vida a cada três minutos. Que milhares de pessoas estão em unidades de terapia intensiva. E milhões vivem com efeitos da Covid. “A pior coisa que qualquer país pode fazer é usar a notícia para baixar a guarda”, alertou.
 
O Jornal Nacional pediu aos especialistas uma análise sobre a situação do Brasil durante a pandemia. Mais de 700 mil pessoas morreram no país.
 
A líder técnica da OMS, Maria Van Kerkhove, contou que esteve no Brasil algumas vezes nos últimos anos e que, nos hospitais que visitou em Manaus, cada um dos profissionais da saúde perdeu uma pessoa querida.
 
Enquanto estamos esperançosos olhando para o futuro, não podemos esquecer a quantidade de mortes. Não precisava ser assim, e não precisa ser assim de novo”, disse.
 
Maria Van Kerkhove disse que não podemos esquecer as imagens de UTIs lotadas, de sepulturas cavadas.
 
O diretor de emergências, Mike Ryan, destacou que agora autoridades brasileiras estão envolvidas na negociação de um acordo para evitar uma nova pandemia. "Ficamos muito felizes de ver o Brasil engajado com o mundo", afirmou.
 
Mike Ryan lembrou que o anúncio desta sexta (5) não representa o fim da pandemia de Covid, que o vírus continua circulando pelo mundo. Mas ressaltou que já temos as ferramentas para lidar com ele.
 
Fonte: G1

 

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.