Entidades do Sistema Tribunais de Contas apresentam iniciativas ao vice-presidente da República eleito, Geraldo Alckmin

• 14 de dezembro de 2022

Matéria original/imagem: Atricon

A Atricon, a Abracom, o CNPTC e o IRB participaram de um encontro com o vice-presidente da República eleito, Geraldo Alckmin, na tarde desta quarta-feira (14), na sede do Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, para apresentar iniciativas dos órgãos de controle em áreas como educação, gestão e governança.

De acordo com o vice-presidente eleito, a gestão que se iniciará em janeiro pretende eleger a educação infantil como uma das prioridades do governo. “Precisamos investir na educação básica. Ela é o motor para as outras etapas. Além das questões ligadas à aprendizagem, a escola é um ambiente para as famílias deixarem os seus filhos em segurança”, disse.

Na oportunidade, o presidente da Atricon, Cezar Miola, destacou as iniciativas da entidade como a elaboração de notas técnicas e recomendatórias que procuram subsidiar a atuação do Sistema Tribunais de Contas. “A nossa intenção é estimular uma atuação preventiva do controle, difundir as experiências exitosas dos Tribunais de Contas e construir para a máxima efetividade das políticas públicas. A gestão guiada por resultados tem apresentado impactos significativos”, ressaltou.

Entre os trabalhos que foram entregues ao vice-presidente eleito, estão as propostas do Comitê Técnico da Primeira Infância do IRB, presidido pelo conselheiro Edson Ferrari (TCE-GO), para o enfrentamento da situação da Primeira Infância no Brasil; o relatório de ações desenvolvidas na área da educação infantil pelo Tribunal de Contas de Pernambuco, presidido pelo conselheiro Ranílson Ramos; e o Diagnóstico do Transporte Coletivo por Ônibus, elaborado pelo grupo de trabalho coordenado pelo presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, João Antônio.

Durante o encontro, o vice-presidente Executivo da Atricon, Edilson de Sousa da Silva, destacou os avanços trazidos ao Sistema de Controle pelo projeto Marco de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMDTC). Também participaram da reunião os presidentes da Abracom e do CNPTC, Joaquim Castro, do IRB, Edilberto Pontes, de Santa Catarina, Adircélio Moraes  Ferreira Júnior, e do Município do Rio de Janeiro, Luiz Antonio Guaraná.