SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias

Imagem

Tribunal de Contas aprova projeto de Resolução 75961-20 – TELETRABALHO

  • 06 de maio de 2021

No dia 28 de abril de 2021, o Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná julgou o Projeto de Resolução, proposto pela Diretoria-Geral, que tem por objeto a regulamentação do art. 184 da Lei Estadual n° 19.573, de 2 de julho de 2018, que aborda o regime de teletrabalho no âmbito do Tribunal de Contas do Estado do Paraná.

Esta é uma pauta antiga do SINDICONTAS, e novamente formulou-se pedido para implementação do teletrabalho no início da pandemia da COVID19, através do processo nº 173385/20.

Após medidas emergenciais tomadas ante a suspensão do trabalho presencial, devido a pandemia, o Tribunal de Contas, na pessoa de seu presidente à época, Excelentíssimo Conselheiro Nestor Baptista, reconheceu a importância do pedido e determinou a elaboração de um projeto de resolução para implementação do teletrabalho, em definitivo, no âmbito do Tribunal de Contas, a exemplo do que já ocorre com outros poderes do Estado.

Houve ampla discussão na análise desta resolução, com a participação da Diretoria de Tecnologia, da Coordenadoria Geral de Fiscalização, da Diretoria de Gestão de Pessoas, da Diretoria de Planejamento, da Diretoria Jurídica, do Ministério Público e finalmente do Sindicontas, com apresentações de propostas que visam uma discussão ampla e democrática para elaboração do melhor projeto possível.

Dentre os pedidos formulados ou defendidos pelo Sindicontas, destaca-se a supressão do aumento percentual (20%) no tocante a produtividade dos servidores, a qual a redação original previa, eis que referido percentual seria de difícil homogeneização ante as diversas tarefas com escopos e produtividades distintas realizadas pelos servidores.

Outro ponto defendido pelo SINDICONTAS e aprovado na nova resolução está supressão dos incisos I e IV, do art. 10, e do art. 14, os quais possuíam as seguintes redações:

Art. 10. É vedada a adesão do servidor:

I - em estágio probatório;

IV - que desempenhar há menos de quatro meses, na unidade, as atividades submetidas ao regime de teletrabalho.

Art. 14. A alteração de lotação ou atividade do servidor provoca a sua exclusão do regime de teletrabalho

 

“O acolhimento dos pedidos de supressão dos arts. 10, I e VI e art. 14, possibilitou que não houvesse impedimentos aos servidores em estágio probatório de realizarem teletrabalho, garantindo, assim, que cada gestor avalie seus subordinados, dentro dos critérios de cada unidade”, reitera o advogado do Sindicontas, Dr. Marcel Bento Amaral

O SINDICONTAS ainda formulou pedido para que houvesse a possibilidade de adoção, conforme possibilidade do caso concreto, de um regime misto, para os casos em que isso fosse possível. A demanda foi acolhida na resolução aprovada.

Como bem ressaltado pelo relator da Resolução, Conselheiro IVENS ZSCHOERPER LINHARES, a resolução é um marco normativo no Tribunal de Contas.

No tocante aos pedidos realizados e não aprovados, o SINDICONTAS pleiteou que o Tribunal de Contas fornecesse os equipamentos necessários para realização do teletrabalho, em especial computadores e notebooks, caso o servidor comprovasse a necessidade.

A resolução aprovada, ainda que não tenha positivado a norma, conforme pleiteado pelo SINDICONTAS, não proibiu, cabendo, neste caso, ao Servidor formular pedido próprio, o qual será analisado conforme discricionaridade do Tribunal de Contas.

Finalmente, houve o pedido de que fosse positivado quais atividades de fiscalização in loco não se submetem ao teletrabalho, porém a proposição não foi aceita, com a justificativa de que “a interpretação do parágrafo único do art. 4º deve alinhar-se com o comando dos seus incisos, para excluir as hipóteses em que a necessidade da presença física, como característica do trabalho externo que envolva fiscalização in loco, compromete a eficiência do trabalho remoto”.

Segundo o advogado do Sindicontas, Marcel Bento Amaral, o projeto de resolução aprovado pelo Pleno do Tribunal de Contas, na data de 28 de abril de 2021 coloca o Tribunal entre os mais modernos do país no tocante a esta nova realidade, com uma resolução lógica e dinâmica, cujos pontos foram debatidos com excelência, resultando em uma redação final que atende aos anseios dos servidores, sempre defendidos pelo SINDICONTAS.

 

 

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.