Eleições e Reforma Administrativa: o futuro está em nossas mãos

• 05 de novembro de 2020

Faltam apenas 10 dias para as eleições municipais brasileiras. Por vezes, elas passam desapercebidas, com menos apelo midiático e com a disputa de cargos menores, tendem a chamar menos a atenção. Porém, não nos enganemos, todo o jogo político é definido a partir das bases eleitorais e políticas estabelecidas por prefeitos e vereadores. As eleições municipais são o primeiro passo na corrida presidencial de 2022, assim como nas respectivas corridas aos governos de cada estado.

Como temos insistentemente demonstrado em todas as nossas mídias e nos artigos que temos publicado, a Reforma Administrativa irá atingir todos os servidores, aposentados, ativos e futuros. o Governo Federal está fazendo toda a força possível para aprovar a PEC 32, mas a única chance de ele realmente conseguir é a partir do apoio político, que é estabelecido a partir das bases municipais. Eleger candidatos contrários à Reforma Administrativa é o melhor sinal que podemos dar para os representantes do Congresso Nacional compreenderem que a população é contrária à reforma - principalmente, da maneira como tem sido imposta, sem amplo debate, com total carga em cima dos servidores, esquecendo-se completamente de juízes, políticos e, o principal, dos detentores das grandes fortunas. Os servidores são o bode expiatório da vez.

São 5.570 prefeitos e cerca de 60 mil vereadores em todo o país. É com esta multidão que os deputados e senadores que votarão a reforma contam para manter as suas bases de apoio, é o que avalia Elias Carneiro, representante da Confederação Nacional das Carreiras e Atividades Típicas de Estado (CONACATE). “Todos sabemos quem são os candidatos e quais são os partidos que apoiam a reforma administrativa. Não importa o quanto você goste do político A ou B. Nenhum deles vai te socorrer quando você for demitido para dar lugar a um apadrinhado ou quando a reforma congelar de vez os seus proventos de aposentado. Não troque o seu futuro por um político que não está nem um pouco preocupado com você ou com a sua família! A reforma só vai acontecer se você ajudar a acontecer, porque, para aprovar esta reforma, o governo precisa dos políticos que você elege!”, ressalta o servidor.

O presidente do Sindicontas-PR, Luiz Tadeu Grossi Fernandes, destaca a importância do momento político que estamos vivendo. “Nosso futuro dentro do serviço público está na nossas mãos. Dependerá da pressão e da mobilização que soubermos fazer enquanto este governo estiver no poder, mas também e, principalmente, do nosso voto. É o poder que cada cidadão e cada servidor tem de escolher quem realmente lhe representa. Não se trata de afinidade pessoal, é hora de elegermos um prefeito e vereadores que realmente defendam os interesses e direitos dos servidores públicos”, afirma.

As eleições acontecem, em primeiro turno, no dia 15 de novembro, e em segundo turno, no dia 29 de novembro. Vote e vote consciente. A sua escolha definirá o nosso futuro.