SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias » Reforma Tributária

Imagem

Paulo Guedes entrega reforma fraca e com aumento de carga tributária para classe média

  • 23 de julho de 2020

Nesta terça-feira (21), o Governo Federal, na pessoa do ministro Paulo Guedes, encaminhou ao Congresso Nacional, a primeira, de uma série de quatro etapas, de uma proposta de reforma tributária. O texto propõe a unificação dos tributos PIS e COFINS, substituindo-os por um único imposto de valor agregado, chamado Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços (CBS), com alíquota de 12%, incidindo sobre o consumo de forma não-cumulativa.

Atualmente os tributos PIS e PASEP incidem, na maioria das vezes, em toda a cadeia produtiva, no valor total do produto ou serviço em cada uma das etapas de produção e comercialização. A proposta prometida na campanha chega com atraso, encontra um governo frágil e sem capacidade de articulação.

Segundo nota dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco), a reforma proposta por Guedes “é tímida, decepciona em relação à esperada simplificação e pode gerar aumento da carga tributária”. O presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, por sua vez, declarou guerra à reforma proposta, já que a carga para trabalhadores autônomos e prestadores de serviço pode dobrar. “É literalmente entregar a conta do problema aos prestadores de serviço e não enfrentar a reforma estruturante, tributária, que todos concordam que tem que ser feita", relata Santa Cruz.

O presidente da PÚBLICA – Central do Servidor no Paraná, Wanderci Polaquini, vê com preocupação a proposta trazida por Guedes. Segundo ele, é evidente que a intenção do governo é manipular a reforma com uma falsa ideia de compensação futura em programas de transferência de renda aos mais pobres (programas que não alcançam a classe média que será severamente atingida, por exemplo) e, assim, evitar onerar os mais ricos tributando renda e patrimônio. “Em nenhum momento, mesmo quando trataram das demais fatias da reforma que serão apresentadas a posterior, se falou da tributação da renda nas faixas mais altas de remuneração, para aqueles cujas rendas advém de lucros e dividendos e investimentos na ciranda financeira”, afirma o presidente.

Guedes destacou que a proposta da CBS é apenas a primeira parte da contribuição do governo para a reforma tributária, e que eventualmente serão enviados novos textos sobre outros tipos de impostos. A ideia é oferecer ao Congresso projetos de lei simples cujo conteúdo possa ser acoplado às PECs já existentes durante as discussões.

Além do PIS/Pasep e da Cofins, Guedes antecipou que o governo sugerirá mudanças no Imposto de Renda (IR) e no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), além de uma proposta para a tributação de dividendos. O ministro não mencionou a criação de um imposto sobre movimentações financeiras, tema que não é bem recebido pelos parlamentares.

Guedes também defendeu um modelo dual de tributação sobre valor agregado: parte na esfera federal, com a nova CBS, e parte nos estados e municípios, com reformulação do ICMS (estadual) e o ISS (municipal). Ele destacou que os parlamentares devem sugerir mudanças sobre esses dois impostos.

A chegada do texto do governo, em tese, abre caminho para o avanço da reforma tributária no Congresso, contudo, a comissão mista que trata do assunto teve suas atividades interrompidas devido à pandemia da Covid-19 e ainda não tem data para retornar.

 

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha

Notícias Relacionadas

21 de julho de 2020

Reforma tributária de Guedes vai cobrar ainda menos impostos dos mais ricos, diz economista

O ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou que a proposta de reforma tributária do...

08 de julho de 2020

Reforma tributária sai ainda neste ano, diz Guedes

O Ministro da Economia Paulo Guedes acredita que a Reforma Tributária será aprovada...

Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.