Proposta de Emenda à Constituição será custeada principalmente pelo aumento das contribuições dos ativos e inativos

• 26 de setembro de 2019
A proposta de Reforma da Previdência garante aumento de alíquotas, redução de salários, mas não é tão significativa para o nosso fundo previdenciário

Foi apresentado aos Conselheiros da Paranaprevidência os impactos da PEC 06/2019 sobre os fundos previdenciários da Paranaprevidencia, que resultará na economia de 6,5 bilhões em 10 anos para o Estado do Paraná, valores estes que serão bancados pelo aumento de alíquotas com consequente redução de salários e pela postergação das aposentadorias.

A economia também não seria tão significativa para o nosso regime previdenciário, já que o nosso fundo é capitalizado. Na verdade, entendemos que o ideal seria que todos servidores estivessem no fundo capitalizado. A avaliação é de caso aprovada a Reforma da Previdência ajudará a estancar a crescente descapitalização do nosso Fundo Previdenciário, ocasionada pela Lei nº 18469/2015 e Lei nº 19130/2017. Ainda assim, o problema poderia ser solucionado de outras maneiras, caso fosse colocada em prática as propostas apresentadas pelo Fórum Associativo e Sindical dos Servidores (FASS), protagonizadas pelo Sindicontas/PR, sem a necessidade dessa nefasta reforma.

“Conforme propostas já apresentadas pelo FASS, defendemos que o nosso fundo seja recapitalizado, resultantes dos prejuízos advindos da Lei 18469/2015. Além disso, não confiamos nos números apresentados pelo governo no que diz respeito a Reforma da Previdência, já que as planilhas apresentadas pelo Ministério da Economia apontam uma manipulação de dados que não respeitam a nossa legislação. São tempos difíceis, mas precisamos continuar trabalhando para que essa proposta não seja aprovada. A pressão sobre os parlamentares é o único caminho”, explica Luiz Tadeu Grossi Fernandes, Diretor Administrativo Financeiro do Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (Sindicontas/PR), Conselheiro Administrativo da Paranaprevidência e Coordenador do FASS.

A Lei nº 18469/2015 atribuiu ao Fundo Previdenciário, bancado por contribuições dos servidores estaduais, a responsabilidade do pagamento dos benefícios previdenciários dos servidores que atingiram a idade de 73 anos até 30 de junho de 2015, o correspondente à novos 33.566 beneficiários. Até o momento, essa era uma responsabilidade do Fundo Financeiro, bancado pelo governo estadual.  O Fundo Previdenciário já era responsável pelo pagamento dos benefícios para todos aqueles que tenham ingressado no serviço público estadual após 31 de dezembro de 2003. Com a alteração, o fundo que contava na época com mais de 8 bilhões em ativos, somados a rentabilidade da carteira desde 2015 até hoje, deveria ter mais de 12 bilhões em carteira, entretanto,  verificamos que temos hoje pouco mais que a metade, e continua descapitalizando..

O Sindicontas/PR, através do FASS, defende a correção dos equívocos contidos na Lei nº 18469/2015 e a recapitalizarão do Fundo Previdenciário, inclusive para que ele possa incorporar os demais fundos, desonerando o caixa do Estado do pagamento de aposentadorias e pensões. Para isso, defendemos o retorno da massa migrada em 2015 ao Fundo Financeiro ou formas de compensação desta migração, ou ainda a destinação dos recursos do Fundo Paraná Competitivo de mais de 2,5 bilhões, que começarão a ser disponibilizados a partir de 2021; a utilização do Imposto de Renda retido na fonte sobre as folhas de pagamento dos três fundos do Paraná (Fundo Previdenciário, Fundo Financeiro e Fundo Militar), com a compensação de 20% sobre esses recursos, acrescentando 2% ao mês, até totalizar 100%; a transferência de ativos imobiliários sem utilização pelo Estado para o Fundo Previdenciário; entre outras propostas

Na apresentação aos Conselheiros, o presidente da Paranaprevidencia evidenciou que o plano de custeio aprovado em 2018 não era factível, pois exigiria contribuições suplementares futuras de elevada monta e que dificilmente o Estado teria condições de custear. Acreditam agora que o problema será resolvido, pois quem custeará o prejuízo serão os servidores.

Na semana passada, alertamos para os resultados obtidos por um grupo de pesquisadores do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que analisou as planilhas com os cálculos oficiais do Ministério da Economia, no que diz respeito a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 06/19. O texto intitulado “A falsificação nas contas oficiais da Reforma da Previdência: o caso do Regime Geral de Previdência Social”, comprova o quanto a proposta é mentirosa, injusta com os servidores civis e como representará uma redução dos nossos salários pelo aumento das alíquotas.

Na próxima terça-feira (1), a PEC 06/2019 será votada em primeiro turno no Plenário do Senado Federal. Temos que tentar impedir que os senadores aprovem esta PEC, já que, conforme demonstrado pelas planilhas apresentadas pela Paranaprevidência, com as novas alíquotas,  as contribuições previdenciárias de todos será majorada inclusive as dos já aposentados. Também a falta de regras de transição fere todo o acervo laboral dos servidores, especialmente daqueles que estão próximos da aposentadoria e que já “pagando pedágio”, o que causa enorme insegurança jurídica.

Para isso, é muito importante que os servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) enviem mensagens, e-mail’s aos senadores pedindo pela não aprovação da proposta. Mais do que isso, devemos cobrar dos deputados federais e dos senadores explicações sobre como deixaram passar os cálculos apresentados nas planilhas do Ministério da Economia, confira a Carta Aberta produzida pela diretoria do Sindicontas/PR.

ENTRE EM CONTATO COM OS SENADORES DO PARANÁ:

• Alvaro Dias
Telefones: (61) 3303-4059 / 4060
E-mail: alvarodias@senador.leg.br
Facebook: @ad.alvarodias
Twitter: @alvarodias_

• Flávio Arns
WhatsApp: (41) 9 9689-1779
Telefones: (61) 3303-6301
E-mail: sen.flavioarns@senado.leg.br
Facebook: @flavioarns
Twitter: @ArnsFlavio

• Oriovisto Guimarães
WhatsApp: (41) 9 9971-3550
E-mail: sen.oriovistoguimaraes@senado.leg.br
Facebook: @senadororiovisto
Twitter: @Sen_Oriovisto

CONFIRA A LISTA DE CONTATOS DOS DEPUTADOS FEDERAIS DO PARANÁ.