17 anos de conquistas, luta e defesa dos servidores do TCE-PR

• 29 de outubro de 2020
Presidente

É na tempestade descobrimos a importância do marinheiro. Certamente, nunca a representação dos servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná foi tão importante por meio de um sindicato e por meio da articulação e união com outras entidades representativas de servidores públicos. Comemoramos nosso 17º aniversário como o guerreiro que comemora mais um minuto de vida em meio à guerra. É a luta que justifica a nossa própria existência e ficamos felizes por saber que, nesta hora difícil, somos úteis e necessários para defender os direitos dos nossos colegas.

A PEC 32, a proposta de emenda à Constituição que pretende reformar o Estado brasileiro, tem se tornado a nossa principal frente de combate. Temos lutado dia e noite, com as armas que temos à mão, para evitar que essa reforma aconteça, principalmente da forma como tem sido proposta. Trata-se de uma reforma que pretende reduzir privilégios, mas deixa intocados os verdadeiros privilegiados. Não se aventa qualquer imposto sobre as grandes fortunas, a obrigatória e devida auditoria da dívida pública ou a abertura do mercado para maior competição entre entidades financeiras. Enquanto os servidores na esfera federal projetam seu gasto no orçamento de 2021 em R$ 227 bilhões, os juros e amortizações da dívida pública representam R$ 3,2 trilhões. É a velha tática, já há muito conhecida, os grandes bancos pretendem precarizar o serviço público para, na sequência, apropriaram-se de uma lucrativa fatia do orçamento público, já que os quase 50% que já embolsam do orçamento federal lhes parecem insuficientes.

As mentiras do Governo Federal, reproduzidas em elevada escala pela mídia tradicional, chamam-nos à luta. Nós, servidores do TCE-PR, temos por obrigação mantermo-nos informados, analisando e aprofundando dados, para esclarecer a nós e à população que vê-se perdida diante do bombardeio diário de desinformação. Por isso temos publicado diária, semanal e mensalmente uma série de artigos, informações e eventos para divulgar e aprofundar os reais dados. É sumamente importante que cada servidor ganhe intimidade com eles e os repasse em grupos de discussão, a amigos e familiares. Uma onda de opinião contrária ao servidores está sendo construída sistematicamente, e só conseguiremos vencê-la se nos mantivermos unidos e mostrarmos o nosso trabalho, com orgulho e sinceridade.

Neste mês também comemoramos o Dia do Servidor Público. Para tal data promovemos uma Roda de Conversa sobre a Reforma Administrativa, com ilustres participações do presidente da Fenastc, Amauri Perusso; do presidente da Pública/PR, Wanderci Polaquini e do nosso caro advogado do Sindicontas-PR, Marcel Amaral. Foi inspirador ver dezenas de servidores do Paraná e do Brasil engajados no debate, buscando soluções e atentos ao que os seus representantes têm a lhes dizer a respeito do panorama atual.

A Constituição Federal nos outorga uma belíssima missão: sermos Auditores de Controle Externo. Confia-se, a nós, a fiscalização das contas públicas e, se soubermos traduzir o que fazemos à sociedade, com certeza teremos o seu apoio. A população está carente de trabalho qualificado, técnico e eficiente no serviço público e, tenho certeza, que nós, servidores do TCE-PR, sem dúvida alguma, somos integrantes capazes de representar altivamente tais qualidades.

Sigamos firmes, cada vez mais esclarecidos e unidos,

Um grande abraço,

Luiz Tadeu Grossi Fernandes