SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias » TCE-PR

Imagem

Proposta para a previdência não agrada ao funcionalismo

  • 20 de março de 2015

De acordo com a coordenação do Fórum das Entidades Sindicais dos Servidores Públicos do Paraná, há pouco tempo para discussão do projeto antes de enviá-lo à Alep.

Em mais uma tentativa de contar com o dinheiro da previdência do estado, o governo do Paraná apresentou nesta quinta-feira (19) aos servidores públicos uma nova proposta de alteração no sistema da Paranaprevidência. O projeto prevê que os beneficiários com mais de 73 anos que atualmente recebem por meio do Fundo Financeiro, deficitário, passarão a receber o benefício por meio do Fundo de Previdência, que é superavitário.

De acordo com a secretária da Administração e Previdência, Dinorah Nogara, o projeto será enviado à Assembleia Legislativa no dia 31 de março e deverá ser votado em abril.

A proposta, porém, não agradou os servidores estaduais. A principal reclamação, segundo a coordenadora do Fórum das Entidades Sindicais dos Servidores Públicos do Paraná, Marley Fernandes, é o prazo curto para debater a proposta antes que o projeto seja enviado à Assembleia.

“Entendemos que esse prazo [para avaliação] é muito curto”, disse Marley. “Nós, no mínimo, precisamos de dois meses, de mais informações. Saber qual é a contrapartida do governo”, completou. Segundo Marley, as propostas do fórum não foram incluídas pelo governo na proposta.

Na opinião dos servidores, se os cerca de 33 mil aposentados com mais de 73 anos passarem a receber pelo Fundo Previdenciário e o governo não fizer nenhum aporte de dinheiro, a situação tende a se complicar. “Criaria problemas para os dois fundos. Hoje o Fundo Previdenciário está estável. O Fundo Financeiro é que tem problemas. Não pode transferir o problema para os dois fundos”, explica Marley.

Dinheiro em caixa

Para a secretária da Administração e Previdência, a mudança proposta para a Paranaprevidência vai trazer benefícios aos cofres públicos. “Teremos a condição de ter um alívio a curto prazo do Tesouro”, disse Dinorah. “Isso nos dará a condição de ter R$ 125 milhões todos os meses, valor que pode ser investido na economia do estado.”

Sobre a preocupação dos servidores com o pouco tempo de discussão da proposta, a secretária afirmou que o projeto vem sendo discutido há bastante tempo. “Os sindicatos estão em contato e discutindo esse processo há algum tempo”, disse Dinorah.

Idealizador da Paranaprevidência no governo Lerner, Renato Follador avalia a nova proposta como a “possível”. “O ideal é impossível. Então o governador buscou o possível nesse momento”, disse Follador. “Dentre as alternativas colocadas, essa é a melhor e adequada à situação financeira do estado”, avalia.

Reunião

O Fórum das Entidades Sindicais realiza próxima na quarta-feira (25), em Curitiba, reunião com os servidores públicos do estado para discutir a proposta do governo.

 

fonte: Gazeta do Povo 

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.