SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias » TCE-PR

Analistas aprovam cautela do BC

  • 07 de dezembro de 2007

A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) de manter os juros básicos da economia brasileira (taxa Selic) em 11,25% ao ano, na sua última reunião deste ano, confirmou a previsão da maioria das instituições financeiras e foi aprovada pelos analistas do ponto de vista da cautela na condução da política monetária.

O ex-diretor do Banco Central (BC) Alexandre Schwartsman, hoje economista-chefe para a América Latina do ABN Amro, avalia que o avanço da produção industrial em outubro indica que a demanda está aquecida, o que eleva o risco de inflação no médio prazo. O aquecimento da atividade econômica reforça a expectativa de Schwartsman de que o BC não deverá reduzir a Selic no próximo ano. "Aumentam até as chances de o BC aumentar os juros em 2008, pois há estímulos da política monetária que ainda vão ser registrados nos próximos trimestres e a expansão do consumo não deve diminuir de velocidade?, comentou.

Para o economista-chefe do HSBC, Alexandre Bassoli, os dados da inflação e da produção industrial reforçam a visão de que a economia brasileira opera em níveis muito próximos da plena capacidade. Segundo Bassoli, os números põem em dúvida a sustentabilidade do atual ritmo de crescimento do País. O HSBC estima a expansão do PIB em 5,1% neste ano e 4,5% em 2008.

O economista sênior do ABN Amro Asset Management DTVM S.A., Fernando Siqueira dos Santos, afirmou que os dados econômicos recentes têm surpreendido do lado negativo, no que se refere à perspectiva de redução do juro nos próximos meses.

Fonte: Estadão

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.