SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias » TCE-PR

Imagem

Tributária é reforma preferida entre os candidatos à Presidência

  • 27 de setembro de 2018
Para candidatos à Presidência a reforma tributária é o principal ponto a ser alterado na Constituição
 
Os candidatos à Presidência da República veem a questão tributária como o principal ponto a ser alterado na Constituição.
 
Fernando Haddad (PT) disse que, além de mudar o modo de tributação no País, é necessário fazer uma reforma no sistema de Justiça — sem dar mais detalhes. Para o petista, a Constituição deve cumprir os direitos “civis, políticos, econômicos, culturais e ambientais” nela previstos.
 
Geraldo Alckmin (PSDB) e Marina Silva (Rede) responderam o mesmo sobre as reformas às quais submeteriam o país por meio de emenda constitucional: tributária, previdenciária e política. O tucano destacou, entre as conquistas da Carta, a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), além do estabelecimento da igualdade de direitos entre homens e mulheres e a proteção ao meio ambiente.
 
Marina, por sua vez, classificou a Constituição como uma bússola que deve guiar o país “para garantir que esses problemas sejam superados e para que os objetivos da República, como o de construir uma sociedade livre, justa e solidária, sejam alcançados”.
 
A assessoria de Ciro Gomes (PDT) não respondeu. Assim como Haddad e Marina, ele defende a tributação progressiva, com mais impostos sobre renda e menos sobre consumo
 
A assessoria de Jair Bolsonaro (PSL) tampouco respondeu. O candidato a vice, general Hamilton Mourão, causou polêmica após sugerir uma nova Constituição, feita por “notáveis” não eleitos.
 
Alvaro Dias (Pode) afirmou que quer apresentar emendas “em vários quesitos”. Sem especificar propostas, citou como foco as áreas de economia, segurança e educação.
 
João Amoêdo (Novo) defendeu o enxugamento da Constituição, para que tenha apenas “artigos essenciais”. A proposta é que o restante seja transformado em leis ordinárias.
 
Henrique Meirelles (MDB) também propõe tornar parte do texto em legislação ordinária. Ele, no entanto, não vê problema em emendar a Carta. A principal necessidade, para o emedebista, é a reforma da Previdência.
 
Guilherme Boulos (PSol) critica a adição à Carta da Emenda Constitucional 95, que estabeleceu teto de gastos públicos por 20 anos. Sua proposta é dificultar a aprovação de emendas, fazendo com que elas passem por referendo popular. O presidenciável defende um debate com a sociedade para fazer reformas no sistema político e democratizar o Poder Judiciário e as Forças Armadas.
 
 
Fonte: Correio Braziliense
   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.