Trabalhador que começou carreira no setor privado pode obter a certidão de tempo de contribuição (CTC). O mesmo vale para situação contrária; entenda.
Assista o vídeo completo da reportagem aqui.
Milhões de servidores públicos estão próximos da aposentadoria. Muitos deles começaram a carreira na iniciativa privada.
Tem também os profissionais que saíram do serviço público para empreender na iniciativa privada.
P. Os tempos de serviço dos trabalhos público e privado podem ser misturados?
P. Por que o trabalhador tem que ter esta CTC ?
R. Existem vários tipos de previdência: o INSS, dos militares, dos servidores públicos da União, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios.
Em muitos desses entes estatais há uma previdência própria onde os servidores irão se aposentar.
Para que o tempo de serviço vinculado a uma previdência possa ser computado em outra, seja qual for, o trabalhador tem que solicitar a CTC.
P. Este documento tem que ser solicitado onde o segurado irá se aposentar ou no Instituto de Previdência de origem da prestação do serviço?
R. Na Previdência de origem. Por exemplo: se o trabalhador é servidor público do Estado, ele quer somar no Estado um período trabalhado como autônomo ou empregado da inciativa privada, ele tem que pedir a CTC no INSS e levar para averbar no Estado.
P. Qual é o momento certo para solicitar a emissão deste documento? Não pode deixar para a última hora, né?
R. O momento é agora. Alguns Institutos de Previdência demoram muito tempo para emitir a CTC e em alguns casos o trabalhador deixa de receber a aposentadoria por causa desta demora. Aí tem que continuar trabalhando quando poderia estar descansando.
Fonte: G1
Comente esta Notícia