SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias » TCE-PR

Imagem

Justiça derruba alíquota previdenciária de 14% no Estado do Rio

  • 10 de julho de 2018

Medida cautelar do Órgão Especial do TJ-RJ foi favorável aos servidores em sessão nesta segunda-feira

O Judiciário do Rio derrubou a alíquota previdenciária de 14% cobrada pelo governo estadual a todas as categorias. Em sessão realizada nesta segunda-feira, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça (TJ-RJ) atendeu ao pedido pelo fim do aumento da contribuição feito em quatro ações sobre o tema — movidas pela Fasp, Sepe, Sind-Justiça e deputado Flavio Bolsonaro (PSL). A Procuradoria Geral do Estado (PGE-RJ) informou que vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Os desembargadores do colegiado apontaram a falta de cálculo atuarial, o princípio da irredutibilidade dos vencimentos, entre outras alegações. A maioria do colegiado acompanhou o voto do relator, desembargador Fábio Dutra.

O aumento da contribuição — antes, a alíquota era de 11% — já estava valendo para todas as categorias, sem distinções de Poderes. Pouco antes da sessão começar, às 13h, servidores fizeram um ato em frente ao TJ-RJ.

Repercussão geral

Já o mérito das ações não será julgado pelo Judiciário estadual, tendo em vista que há um caso de repercussão geral no Supremo. Assim, o STF ainda analisará o tema e dará a palavra final sobre a constitucionalidade do aumento da contribuição para a previdência em todos os estados.

O Órgão Especial do Tribunal decidiu, então, apenas suspender as ações principais e conceder a liminar.

 

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.