SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias » Sindicontas/PR

Imagem

Você tem ideia do tamanho do Sindicontas/PR?

  • 23 de maio de 2018

Atuação do Sindicontas/PR alça voos maiores e vai muito além do corporativismo!  

Você tem noção do tamanho de espaço político e social que o Sindicontas/PR têm angariado dentro dos principais órgãos de Curitiba principalmente, do Paraná e do Brasil? 

Apesar de relativamente novo (completando 14 anos em outubro de 2018), o Sindicontas/PR já possui representação importante dentro de diversos espaços políticos. Conheça mais: 

Quem somos? 

O Sindicontas/PR é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, com duração indeterminada, independente e autônoma. A sede no centro de Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 809, sala 110, Edifício Downtown), é espaço para união de todos. Constituído para fins de estudo e coordenação, o foco está sempre na defesa dos direitos individuais e coletivos e na representação legal da categoria profissional dos servidores efetivos, ativos e inativos do Tribunal de Contas do Estado do Paraná. 

O principal objetivo do Sindicontas/PR é focar no bem comum e na defesa dos servidores e da instituição Tribunal de Contas, portanto, estabelecer braços políticos sólidos em diversos entes da sociedade faz parte deste trabalho. 

O que temos vivenciado no Brasil dos últimos anos é um extraordinário agravamento da crise política nacional, com a expansão dos ideais do Estado mínimo. Desse modo, o fortalecimento dos sindicatos combativos é fundamental para atuação política certeira.  

“Nossas ações vem de encontro ao objetivo de ter representação e força política, tendo mais voz e ajudando a eleger uma bancada do funcionalismo público”, explica o presidente do Sindicontas/PR, Wanderlei Wormsbecker.  

Outubro está próximo, e com as eleições, nós servidores precisamos atuar para sermos melhor representados no cenário da política nacional, dando mais atenção àquilo que nos une e menos ao que nos segrega.  

Principais espaços que ocupamos:

Paranaprevidência 

A Paranaprevidência é a instituição responsável pelo sistema previdenciário dos servidores do estado do Paraná. Criada pela Lei Estadual nº 12.398, em 1998, pelo então governador Jaime Lerner, a intenção era substituir o regime de repartição simples pelo de capitalização, com o objetivo de eliminar o déficit da previdência no estado. O servidor Luiz Tadeu Grossi Fernandes, diretor financeiro do Sindicontas/PR, faz parte do Conselho de Administração da Paranaprevidência. Já o servidor Marco Brum, diretor de formação política e sindical do Sindicontas/PR, faz parte do Conselho Fiscal da Paranaprevidência. 

Atualmente, o Conselho de Administração é formado, na teoria, por cinco representantes de trabalhadores e cinco da administração estadual, sendo que o voto de minerva fica a cargo do presidente, indicado pelo governo. Na prática, entretanto, os servidores ficam em disparidade. O Sindicontas/PR vem lutando para conquistar mais espaço para a defesa dos servidores.  

FenasTC 

A Federação das Entidades dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil, mais conhecida pela sigla FenasTC, foi fundada em 1992, em Brasília. De alcance nacional, a federação representa cerca de 70 mil servidores de 33 Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) que compõe o Sistema Brasileiro de Controle Externo. O SindicontasPR está com a FenasTC em sua principal bandeira, de foco na afirmação das categorias que realizam os atos de auditoria, a fim de unificar a categoria e buscar definir atribuições e prerrogativas, como plano de cargos e salários. 

Na gestão de 2018 a 2020, dentro da FenasTC, temos dois representantes. No Conselho, está o presidente Wanderlei Wormsbecker, e no cargo de diretor administrativo e financeiro da FenasTC, o nosso diretor Luiz Tadeu Grossi Fernandes. As entidades, em conjunto, buscam estabelecer e aproximar os Tribunais de Contas e seus servidores da sociedade. “Fazer-se conhecer e colocar à discussão o controle externo das contas públicas é um objetivo permanente”, explica Grossi.  

Defender os Tribunais de Contas passa pelo aprimoramento da estrutura desses órgãos e da mudança de modelo de composição de seus colegiados. Entre os próximos dias 7 a 9 de junho, será realizado o Encontro Técnico Nacional da FenasTC, em Vitória (ES), com o tema: Brasil Nação - Cenários possíveis e o Controle Externo. Será uma ótima oportunidade de grande integração dos Tribunais de todo o Brasil, com as Entidades de base (Associações e Sindicatos) e servidores, na formulação das políticas a serem desenvolvidas.

A nossa Central Sindical - A PÚBLICA Central do Servidor 

O Sindicontas/PR tem muito orgulho de estar na Pública como entidade fundadora. Luiz Tadeu Grossi Fernandes, nosso diretor, é também vice-presidente da seção do Paraná da Pública e nosso presidente Wanderlei Wormsbecker é diretor de Comunicação. 

A Pública surgiu como um contraponto às centrais sindicais tradicionais de viés de esquerda (como CUT, UGT, GCT, etc). Uma Central Sindical Nacional, exclusiva para funcionários públicos, aglutinando todas entidades dos três poderes e das três esferas (municipal, estadual e nacional). Reunimos promotores, auditores, professores, servidores do legislativo, das Prefeituras, de Governos do Estado, do Judiciário e toda instituição que tenha servidores públicos. 

Os principais focos de atuação estão voltados para: valorização da carreira do servidor público e resgate da importância dos serviços públicos. 

A Pública nasceu diferente em relação ao movimento sindical tradicional: priorizando a transparência, o multipartidarismo e a rotatividade de lideranças. Estamos em diálogo constante com a sociedade, imprensa e lideranças do terceiro setor. As mudanças desejadas no serviço público precisam atender a população como um todo e, portanto, a interação é indispensável. 

E a Pública já nasceu grande! Representamos 16 milhões de funcionários públicos. Com esta grande representatividade, a Pública Central do Servidor e diversas entidades parceiras estarão lançando no próximo dia 5 de junho, a partir de São Paulo, a Campanha "Voto Consciente Servidores Eleições 2018", onde usaremos nossa força representativa para eleger nossa bancada do funcionalismo público no Congresso. Vamos em frente!

Fass 

Desde julho de 2017, o Sindicontas/PR têm protagonizado ações em conjunto com outras entidades de servidores públicos, sendo parte do Fórum Associativo e Sindical de Servidores (Fass).  

O Fass surgiu com o objetivo de debater e realizar ações coordenadas em defesa da Paranaprevidência. Assim, entidades encontraram ali um espaço para se unirem com uma atuação moderada, técnica e não-ideológica, com princípio claro de defesa das aposentadorias e pensões dos servidores e do serviço público brasileiro.  

O espaço permite aos servidores do TCE/PR que seja levado seu embasamento técnico para dentro do conselho que define as políticas de gestão da Paranaprevidência.  

Em 2018, a Fass atuará fortemente nas eleições, visando influenciar a eleição de representantes de seus ideais. 

Todos Contra o Fim da Aposentadoria 

O Sindicontas/PR fez parte ainda do nascimento da maior página do Facebook em combate à Reforma da Previdência, com 1,2 milhão de curtidas e mais de 20 milhões de pessoas atingidas por mês, de acordo com as estatísticas do Facebook. A página nasceu por conta da articulação do então presidente e atual  diretor financeiro do Sindicontas/PR, Luiz Tadeu Grossi Fernandes com a Agência Confraria e com as mais diversas centrais sindicais e entidades de carreira pública que se uniram para construir a página.  

A página conseguiu acessar o espírito original das indignações sociais. Sem direção à direita ou esquerda, a página defende a Previdência dos trabalhadores e servidores e também grandes pautas sociais, como anticorrupção, a defesa dos direitos sociais e a ojeriza à classe política. 

O sucesso da página mostra que, apesar da fenda profunda que tenta dividir coxinhas e mortadelas, em algum lugar da sociedade brasileira o espírito de integridade permanece intacto.  

Sem compromisso com cartilhas ou pacotes fechados de pensamento ideológico, a página Todos Contra o Fim da Aposentadoria, que o Sindicontas/PR ajudou a criar, buscamos captar o sentimento das pessoas reais e, ao evitar a divisão, conseguimos focar naquilo que realmente importa.  

Una-se a nós 

Nós aprendemos a nos juntar a entidades e associações, afins a nossa categoria e valores democráticos, para ter mais representatividade.  

Mas é só você, servidor do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, que nos engrandece. Temos a certeza que com seu apoio e união seremos fortes para lutar contra todos os ataquem que visem o desmonte do serviço público. 

 

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comentários

24 de maio de 2018 - 12:19

Zeni Ferreira Castilho

Obrigada por sempre nos manter a par (inativos) dos acontecimentos que vcs sempre procuram em prol dos funcionários do TC.
Muito grata,
Zeni

Comente esta Notícia

código captcha

Notícias Relacionadas

23 de maio de 2018

Sindicontas/PR apoia Campanha Nacional de Voto Consciente dos Servidores Públicos

A Campanha Nacional de Voto Consciente dos Servidores Públicos está com...

17 de maio de 2018

Sindicontas/PR se reúne com presidente do Tribunal de Contas

Entender o momento político e administrativo do TCE/PR é fundamental para garantirmos...

18 de maio de 2018

Nonho foi pego mentindo. FORA NHONHO.

Rodrigo Maia é intencionalmente exagerado e impreciso na TV Em entrevista ao...

Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.