SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias » TCE-PR

Imagem

MP-PR é contra ação do governo que pede restituição milionária do Paranaprevidência

  • 23 de maio de 2018

Parece que o governo esqueceu de avisar ao Ministério Público do Paraná (MP) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) que  os envolveria na ação contra o Paranaprevidência. Com a medida judicial, o Estado quer impedir o desconto da contrapartida patronal nas aposentadorias de inativos e pensionistas. Na ação, o Executivo pede antecipação de tutela não apenas para ele, mas também para o MP e para o TCE. Os órgãos afirmam que só agora ficaram cientes da ação judicial.

Em nota, o Ministério Público afirma que, apesar de conhecer os fundamentos da defesa do governo do Paraná na ação, entende que a contrapartida é devida pelos “Poderes e órgãos”, e que tem uma “recomendação administrativa externando este posicionamento”. Além disso, o MP reconhece ainda que as “contribuições foram contabilizadas para fins de preservação do equilíbrio atuarial do fundo previdenciário e, caso prevaleça o entendimento jurídico contrário ao seu recolhimento, deverá necessariamente haver nova fonte de custeio em sua substituição”.

Mesmo sendo favorável ao desconto, o órgão afirma que se a ação indicar ilegalidade ficará impedido de pagar a contrapartida, “pois não haveria fundamento jurídico legítimo para a ordem de pagamento”.

O órgão é responsável pela contrapartida patronal nos benefícios de 145 aposentados e 163 pensionistas junto ao Paranaprevidência, com desconto mensal de R$ 464 mil. Caso seja definida a ilegalidade na ação do governo, o MP receberia R$ 11 milhões de restituição da contrapartida paga desde 2015.

TCE e MP não foram consultados

“O Ministério Público não tinha ciência da ação até o seu ajuizamento”, afirma o órgão em nota. Segundo o MP, foram mantidas tratativas com o Executivo, “sempre contrária à medida” e “manifestando sempre o posicionamento favorável aos recolhimentos das contribuições”.

Outra instituição envolvida na ação movida pelo governo e que afirma não estar ciente da ação é o Tribunal de Contas. Em nota, o TCE afirma que oficialmente ainda não foi notificado. Diz que, quando isso ocorrer, a “Diretoria Jurídica vai analisar os termos da ação, para que o Tribunal possa se manifestar sobre o assunto”.

Responsável por fiscalizar as contas do Executivo, o TCE já se manifestou favorável ao desconto da contrapartida patronal para os benefícios de inativos e pensionistas, determinando ainda nos acórdãos das contas de 2015 e 2016 que o governo do Paraná faça os pagamentos ao Paranaprevidência.

Paranaprevidência e PGE se calam

Contraponto e Livre.jor entraram em contato com o Paranaprevidência questionando a autarquia sobre o impacto da ação e o prejuízo da devolução dos valores para a sustentabilidade do fundo previdenciário. A autarquia não quis se manifestar sobre a medida judicial e nem informou o impacto da medida.

Quem também não quer falar sobre o assunto é a Procuradoria Geral do Estado (PGE). O órgão alega que não dará entrevista, uma vez que representa diversos poderes. “Na ação judicial, como se trata de contribuição mensal, foi pedida a declaração de inexistência do dever de contribuir e a devolução de tudo que já foi pago, “a ser apurado em liquidação de sentença”, ao término do processo. A ação está baseada em lei estadual que não obriga o Estado a pagar a contrapartida da contribuição de inativos, bem como em legislação federal que trata desta questão”, afirma a PGE, em nota.

Fonte: Contraponto

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha

Notícias Relacionadas

23 de maio de 2018

Richa entrou com ação que pode quebrar a Previdência

Antes de deixar o governo, no início deste mês, Beto Richa (PSDB) deixou uma...

23 de maio de 2018

Servidores querem eleger bancada para barrar reforma da Previdência

De olho nas eleições deste ano, entidades de servidores públicos...

23 de maio de 2018

Sindicontas/PR apoia Campanha Nacional de Voto Consciente dos Servidores Públicos

A Campanha Nacional de Voto Consciente dos Servidores Públicos está com...

Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.