SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias » TCE-PR

Imagem

Economia fraca e baixa demanda de crédito barram queda de juros nos bancos

  • 23 de abril de 2018

O desempenho abaixo do esperado da economia brasileira é visto pelo mercado como fator decisivo para os bancos não baixarem suas taxas de juros. Segundo economistas consultados pelo Poder360, a atividade manca, aliada a 1 cenário de baixa demanda de crédito, parece ser, ao mesmo tempo, o foco e o problema para a equipe econômica quando o assunto é custo de crédito.

É consenso entre analistas que as instituições financeiras hoje lidam de forma apática com a pressão que o Banco Central tem feito sobre as taxas praticadas aos consumidores em meio a 1 cenário de Selic na mínima histórica. De acordo com o economista-chefe da Gradual Investimentos,André Perfeito, o canal do crédito brasileiro está obstruído e impede que o corte de juros pelo Copom chegue à população.

Já o economista da Austin Rating, Luis Miguel Santancreu, afirma que, com a demanda de crédito enfraquecida, os bancos estão buscando clientes com boa pontualidade de pagamento e que aceitem os juros altos.

“Sem demanda, é comum questionar os motivos de se baratear o crédito, fazendo volume em 1 crédito que não cresce e perdendo lucratividade pelas taxas de juros baixas”.

Segundo ele, as instituições financeiras vivem, ainda que momentaneamente, uma mistura de prudência na concessão de crédito e aproveitamento do spread bancário elevado (diferença entre o valor do juro cobrado aos bancos quando eles tomam empréstimos e as taxas executadas por eles no crédito para os consumidores).

AÇÕES DO BC

Desde o ano passado, o Banco Central empenhou uma série de medidas para incentivar uma queda mais acentuada dos juros. Em abril do ano passado, o banco alterou as regras para o cartão de crédito. Em março deste ano, uma nova ação cortou a alíquota de recolhimento compulsório pelos bancos nos depósitos à vista de 40% para 25%, além de reduzir as taxas da poupança rural de 21% para 20%, e de 24,5% para 20% para as demais modalidades.

A bola da vez é o chamado cadastro positivo, uma espécie de banco de dados com informações de crédito e histórico de inadimplência dos consumidores. Está em discussão na Câmara 1 projeto de lei que autoriza os bancos a terem acesso irrestrito ao cadastro.

Segundo o BC, a proposta permitirá que lojas, bancos e outras entidades que oferecem crédito poderão emprestar dinheiro com juros mais baixos para consumidores com bom histórico de pagamento. O motivo é o risco menor de calote.

Para Santacreu, o projeto do novo cadastro tem potencial de contribuir para a queda das taxas. A medida é polêmica e amarga quase 2 meses de tentativas de ser votada na Câmara.

MERCADO POUCO COMPETITIVO

O cenário atual de concentração bancária é outro desafio colocado à mesa de discussões. Segundo dados do BC, os 4 maiores bancos do país -Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e Caixa- concentravam, no final de 2017, 78,5% das operações de crédito realizadas no mercado nacional.

Para Santacreu, ainda que o BC consiga realizar todas as ações que pretende, a concentração do sistema pode podar a redução dos juros. “Não esperemos um saldão de crédito com juros baixos”.

Já Perfeito acredita que o BC precisa ser mais audacioso na questão da concorrência e buscar uma saída na agenda microeconômica. “Há de se ter coragem para incentivar pequenos bancos e fintechs. Para os bancos, em uma situação com poucos competidores, vai ser sempre melhor para ele ficar com crédito caro”.

A VOLTA DA POLÍTICA DE DILMA?

Na última 2ª feira (16.abr.2018), a Caixa reduziu suas taxas de juros no crédito imobiliário, em 1 sinal mais claro de mudança por parte dos bancos. Trata-se do 1º barateamento nas linhas de crédito do banco desde o início do ciclo de cortes da Selic.

Após o anúncio da Caixa, o mercado minimizou a possibilidade de que o governo Temer estaria utilizando o mesmo sistema de Dilma Rousseff de intervir na economia através dos bancos públicos. “Nem se compara ao que ocorreu lá atrás. Antes a caixa se envolvia em segmentos de crédito que não se envolvia antes. É 1 outro momento da economia”, diz Santacreu.

Já para o economista-chefe da Guide Investimentos, Ignacio Crespo, existe hoje uma agenda bem clara no sentido liberal. “O governo tem hoje várias frentes de ação e essa mudança de taxas não vai na contra-mão desse cenário”.

OUTROS BANCOS

As instituições financeiras seguem defendendo que repassam a queda dos juros em sua carteira de crédito. O Banco do Brasil, outro representante público entre as maiores instituições financeiras do país, afirmou ao Poder360 que sempre acompanhou os cortes na Selic, e que assim o fará em eventuais cortes adicionais no futuro.

Não há, entretanto, nenhuma sinalização de mudanças isoladas nas condições de crédito.

Entre os bancos privados, o Itaú afirmou que “vem repassando integralmente o corte da Selic para diversas modalidades e as taxas de juros dos seus produtos tiveram queda desde então”. Em nota, o banco disse que os juros do crédito pessoal caíram quase 18 pontos percentuais ao ano entre outubro de 2016 a dezembro de 2017.

ELEIÇÕES NO RADAR

O processo eleitoral também entrou na conta do mercado para as dificuldades dos bancos de conduzir suas taxas para patamares mais baixos. O sentimento de espera e os riscos de vitória de uma eventual agenda anti-reformas constroem 1 cenário de conservadorismo no mercado de crédito.

“Em ano eleitoral, a economia não anda muito, sobretudo nos investimentos. Os bancos vão esperar o resultado das votações. Agora, a campanha ainda não começou, e isso gera ainda mais incertezas”, diz Santacreu.

Para Perfeito, o sentimento de indecisão tira o desejo dos bancos de darem crédito. “Está tudo muito confuso ainda e a expectativa é grande. O cenário não favorece o crédito mais barato”.

Fonte: Poder 360

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha

Notícias Relacionadas

23 de abril de 2018

Michel Temer e Rodrigo Maia colecionam insatisfações com cenário político

Com pontuação baixíssima nas pesquisas de intenção de voto, mas...

23 de abril de 2018

“Menos Desigualdade, Mais Brasil” é o que pede a nova campanha da Reforma Tributária Solidária

É com essa motivação que a ANFIP e a Fenafisco se uniram em prol de um...

12 de abril de 2018

Unacon e Auditar repudiam projeto de lei que limita a atuação dos órgãos de controle

PL 7.448/2017 já foi aprovado no Congresso Nacional e seguiu para sanção...

Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.