Notícias » TCE-PR

Dia Internacional da Mulher!

• 08 de março de 2016

História do dia 8 de março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Parabéns à todas as mulheres por este dia. Hoje já podemos unir luta e sensibilidade, oferecer flores e lembrar que foi a luta que forjou a consciência e que ainda há muito a ser conquistado.

Uma nova sociedade mais justa e igualitária só pode advir se passar obrigatoriamente pelo poder, a força e a sensibilidade feminina.

Uma singela homenagem da equipe do SindiContas/PR à todas as mulheres.