Mudanças Climáticas e Gestão Pública: O Papel dos Tribunais de Contas na Mitigação de Impactos

• 24 de maio de 2024

À medida que o planeta enfrenta as consequências cada vez mais severas das mudanças climáticas, a responsabilidade dos governos e órgãos reguladores de desenvolver políticas eficazes que possam mitigar esses impactos se torna cada vez mais crítica. Neste contexto, os Tribunais de Contas desempenham um papel vital na garantia de que as medidas de adaptação e mitigação adotadas sejam não apenas implementadas com eficácia, mas também sustentáveis a longo prazo.

Na gestão pública, adaptar-se às mudanças climáticas não é mais uma opção, mas uma necessidade urgente. A incorporação de estratégias de mitigação e adaptação precisa ser precisa e baseada em uma avaliação rigorosa das vulnerabilidades locais. Por exemplo, o planejamento urbano deve considerar cenários de aumento do nível do mar ao desenvolver infraestrutura costeira ou reformar sistemas de drenagem para lidar com um aumento na frequência e intensidade das precipitações.

Investimentos significativos em infraestrutura resiliente são essenciais. No entanto, para que esses investimentos sejam justificados e eficazes, é necessário que haja uma supervisão rigorosa e técnica por parte dos Tribunais de Contas. Eles devem verificar se os projetos de infraestrutura climática seguem as normas técnicas mais recentes e se os planos de emergência são atualizados e testados regularmente.

Além da infraestrutura física, a gestão pública deve enfocar a capacitação de seus cidadãos e funcionários. A educação sobre as mudanças climáticas e estratégias de adaptação deve ser uma parte integral dos programas de treinamento para funcionários públicos, assegurando que estão equipados para lidar com os desafios que surgirão com as condições climáticas alteradas.

Recentemente, o vice-presidente de Relações Político-Institucionais da Atricon e conselheiro ouvidor do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), Cezar Miola, enfatizou em entrevista à Globonews o compromisso do TCE-RS em orientar os gestores municipais afetados pelas enchentes. A atuação do Tribunal inclui a publicação de materiais como a cartilha 'Perguntas e respostas: calamidade pública nos municípios do Estado do Rio Grande do Sul – eventos climáticos de chuvas intensas', que visa orientar sobre os instrumentos legais e práticas administrativas adequadas em tempos de calamidade.

Cezar Miola ressaltou a importância da transparência e da agilidade nos processos para responder eficientemente às necessidades da população. A ênfase está na educação ambiental e no aprimoramento dos processos de gestão e governança, sublinhando a necessidade de uma resposta rápida e fundamentada, preservando a transparência dos atos públicos. Estas informações são um testemunho do papel vital que os Tribunais de Contas podem desempenhar não apenas na fiscalização, mas também na capacitação e orientação durante crises ambientais severas.

Para aprofundar a discussão sobre a responsabilidade dos Tribunais de Contas em face das mudanças climáticas, é fundamental abordar também o papel desses órgãos na garantia de que as práticas de gestão de crises climáticas sejam incorporadas nas fases iniciais do planejamento urbano e rural. Essa inclusão proativa pode significativamente diminuir os custos futuros associados à adaptação e reparos pós-desastre.

Além disso, a fiscalização dos Tribunais de Contas deve se estender ao acompanhamento de como as cidades estão implementando planos de contingência e se esses planos estão sendo atualizados regularmente com base nas últimas pesquisas e dados climáticos. A eficácia desses planos é crucial não apenas para a segurança imediata das populações durante eventos extremos, mas também para a viabilidade de longo prazo das infraestruturas críticas.

Finalmente, a fiscalização das políticas de adaptação climática é onde os Tribunais de Contas exercem seu impacto mais significativo. Através da auditoria das medidas implementadas, esses órgãos garantem que os recursos públicos são utilizados com responsabilidade e que as estratégias adotadas são verdadeiramente eficazes. Essa fiscalização não apenas aumenta a transparência e a confiança no processo, mas também proporciona uma base para melhorias contínuas nas políticas de adaptação.

Portanto, enquanto as mudanças climáticas continuam a ser um dos maiores desafios contemporâneos, a resposta efetiva da gestão pública, com o apoio rigoroso dos Tribunais de Contas, é fundamental para garantir um futuro sustentável. Diante deste cenário, surge uma questão crítica que os Tribunais de Contas devem levantar junto aos municípios, inspirada pelos recentes desastres naturais que devastaram o Rio Grande do Sul:

"Expostos todos os fatos acima, uma grande pergunta que os tribunais de contas devem fazer aos municípios: Sua defesa civil municipal está preparada para responder a uma catástrofe de porte do Rio Grande do Sul? Qual o seu plano?"

Essa indagação não apenas reflete a necessidade de uma preparação adequada, mas também sublinha a responsabilidade dos Tribunais de Contas em assegurar que os municípios tenham planos de contingência robustos e prontos para serem implementados. O papel destes órgãos é crucial para garantir que todas as esferas do governo estejam equipadas para proteger e servir suas comunidades em tempos de crise.