Tribunal de Contas do Paraná apresenta projeto “Ver a Cidade” para curso de Engenharia Civil

• 04 de abril de 2024

Matéria original/imagem: Universidade Unioeste

Na terça-feira (02), o curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Cascavel, recebeu o Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR), que apresentou o projeto “Ver a Cidade”, uma parceira entre o TCE-PR, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) e as universidades, para capacitar estudantes para a fiscalização de obras públicas inconcluídas.

Para o projeto, foram selecionados 12 bolsistas por universidade, para auxiliar o TCE-PR. No total serão 10 obras visitadas presencialmente e fiscalização remota de aproximadamente 1.100 obras inacabadas, divididas entre quatro universidades. Segundo a coordenadora do curso de Engenharia Civil da Unioeste, Jackeline Tatiane Gotardo, os acadêmicos farão a fiscalização prévia das obras paralisadas no Estado, para ter diretrizes para que o TCE-PR, junto com o CREA-PR, faça uma fiscalização mais efetiva.

Para iniciar a fiscalização, é necessário que os acadêmicos passem pela capacitação técnica do TCE-PR, para estarem a par de todo o trabalho feito. “Com essa intervenção entre a Universidade e o Tribunal de Contas, teremos os egressos mais preparados para o mercado de trabalho”, comenta a coordenadora do curso.

Na ocasião, o auditor de controle externo do TCE-PR, Luiz Henrique Barbosa Jorge, deixou claro que os objetivos da parceria são: disseminar o conhecimento sobre o procedimento de contratação de obras públicas e suas particularidades nas Universidades; identificar dados inadequados referentes às obras cadastradas no sistema PIT/SIM-AM do TCE-PR; ampliar e otimizar a fiscalização e a divulgação das informações das obras públicas paralisadas nos Municípios do Estado; identificar os municípios com obras efetivamente paralisadas, subsidiando a seleção de amostra a ser utilizada pela COP/TCE-PR, na fiscalização de obras paralisadas em 2025 e diminuir as obras paralisadas. “Não podemos deixar que as obras fiquem paralisadas e passem para obras abandonadas”, afirmou o auditor em sua fala.

Para a coordenadora do projeto de extensão na Unioeste, professora Maria Vania Nogueira do Nascimento Peres, a parceria terá grande relevância, pois permitirá aos estudantes do curso a oportunidade de fiscalizar obras paralisadas de sua cidade e região, aprimorando seu entendimento sobre as necessidades e desafios relacionados à prestação de serviços públicos, bem como sobre o papel da administração municipal na promoção de melhorias na qualidade de vida da população.

“Além disso, as atividades práticas proporcionarão aos estudantes a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos nas aulas, bem como, entender as razões da paralização das obras. A participação em atividades práticas de fiscalização de obras possibilitará a troca de experiência com profissionais de engenharia e esta parceria oferecerá oportunidade de desenvolver a extensão. Essa interação fomentará o compartilhamento do conhecimento, orientação profissional e networking, elementos essenciais para o desenvolvimento de uma carreira bem-sucedida”, explica Maria Vania.