SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias

Imagem

EY é proibida de fazer auditorias na Alemanha, após escândalo Wirecard

  • 04 de abril de 2023

Matéria original/imagem: Monitor do Mercado

A EY foi proibida de fazer novas auditorias na Alemanha pelo órgão regulador do país nesta segunda-feira (3) e terá que pagar uma multa de 500 mil euros. A empresa foi responsável pela auditoria da empresa Wirecard entre 2016 e 2018 — quando houve um rombo bilionário em suas contas.

A EY (antiga Ernst & Young) é uma das big four, as quatro maiores auditorias do mundo, responsáveis por checar as contas de quase todas as empresas com ação em Bolsa. Além dela, as big four são PwC (PricewaterhouseCoopers), Deloitte e KPMG.

Em um e-mail divulgado pela imprensa, a EY afirma que a Apas, entidade reguladora, informou que uma investigação sobre a companhia havia sido finalizada e que estariam impedidos de realizar novas auditorias para empresas de interesse público pelos próximos dois anos. 

Além da EY, a Apas comunicou que também aplicou sanções a mais cinco auditores individuais. 

A Wirecard, empresa dos serviços financeiros, entrou com pedido de insolvência em junho de 2020, devendo aos seus credores cerca de US$ 4 bilhões, logo após divulgar um rombo bilionário em suas contas. 

Segundo a EY, o rombo teria sido resultado de uma fraude global sofisticada. 

A Wirecard foi fundada em 1999 processando pagamentos online para jogos de azar e sites de conteúdo adulto, anos depois, tornou-se uma fintech que integra o grupo de blue chips DAX, a Bolsa da Alemanha. 

 

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.