Pautas prioritárias do serviço público e o fortalecimento da categoria para o desenvolvimento do país

• 29 de março de 2023

Nos últimos dias, a agenda de pautas prioritárias do serviço público tem sido tema de discussões em encontros promovidos por entidades sindicais com o governo e deputados. Essa relação mais estreita entre os sindicatos e representantes do Congresso Nacional acontece após um longo período de enfrentamento e resistência a projetos de destruição do Estado, e se mostra como uma tentativa de erguer novas estruturas na administração pública, bem como fortalecer a atuação do serviço público visando o bem-estar social.

E para auxiliar no alinhamento dessas questões, a Fonacate promoveu através de suas entidades afiliadas, no dia 14 de março, uma Assembleia Geral na qual houve um debate sobre a agenda de prioridades para 2023 que inclui a negociação coletiva, o direito de greve e retirada da PEC 32/2020 do Congresso, entre outros assuntos.

Além desta reunião, a própria Fonacate em parceria com a Pública Central do Servidor organizou um evento com parlamentares, o qual também contou om a presença de diversos representantes do funcionalismo público e onde todos puderam apresentar propostas que envolvem a reestruturação salarial dos servidores, o financiamento das entidades de classe do funcionalismo, a negociação coletiva, além da organização sindical no serviço público, que são temas já em andamento nas ações da categoria e daqueles que trabalham em prol do funcionalismo público e pelo desenvolvimento do país.

E para agilizar a análise e atendimento dessas pautas prioritárias e emergenciais que envolvem o funcionalismo público e o movimento sindical por parte do Congresso Nacional, lideranças de todas as centrais sindicais assinaram um documento, o qual foi entregue ao secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Sérgio Mendonça. Todas essas demandas do setor público serão apresentadas no Marco Regulatório das Relações de Trabalho no Setor Público.

O empenho dos representantes de todas as centrais sindicais e dos próprios servidores públicos para que todas essas pautas sejam prontamente atendidas pelo Congresso Nacional demonstra o quanto é importante uma atuação conjunta pelo desenvolvimento e fortalecimento da gestão de recursos humanos dos servidores públicos para que estes profissionais consigam cumprir suas funções com condições mais adequadas não só dentro de órgãos públicos, mas prestando um atendimento de excelência à população.

O SINDICONTAS/PR segue acompanhando o desenrolar de todas essas propostas e unindo forças com as demais entidades sindicais que representam os auditores de controle externo dos Tribunais de Contas e o serviço público como um todo, para que juntos possamos defender os direitos de nossa categoria e potencializar ações em que todos reconheçam o protagonismo do funcionalismo público brasileiro diante da sociedade e como este setor se tornou uma peça-chave para a recomposição da administração pública, que foi tão desestruturada nos últimos anos.