SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias

Imagem

TCE-PR acompanhará o processo de conversão da Copel em corporação

  • 29 de março de 2023

Matéria original: Paraná Portal
Imagem: (Geraldo Bubniak/AGB) / Paraná Portal

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) vai acompanhar, em detalhes, todas as etapas da aplicação da Lei Estadual n° 21.272/22, que prevê a transformação da Companha Paranaense de Energia (Copel) em corporação, por meio da alienação parcial das ações. 

A Sétima Inspetoria de Controle Externo (7ª ICE), que tem como superintendente o conselheiro Ivens Linhares, foi designada para atuar na fiscalização da Copel, em procedimento homologado pelo Tribunal Pleno do TCE-PR no início de fevereiro e definido pela Portaria nº 380/23, que agrupou as entidades públicas estaduais em seis grandes áreas temáticas. A 7ª ICE ficou responsável pela área de Energia. 

Dada sua relevância, envolvendo a maior empresa pública do Paraná, e por se tratar de ato do Governo Estadual, a fiscalização do processo, de acordo com o presidente, conselheiro Fernando Guimarães, se dará por meio de todas as áreas competentes do Tribunal, incluindo, além do apoio e assessoramento à Inspetoria, a formação complementar de auditores, por meio de cursos específicos sobre avaliação de empresas e mercado de ações, que será ministrado por uma instituição renomada. 

O trabalho também terá o envolvimento da 4ª ICE, que responde pela fiscalização dos atos da Casa Civil e é superintendida pelo conselheiro Ivan Bonilha, e a equipe do Ministério Público de Contas (MPC-PR). 

Além do TCE-PR, o Tribunal de Contas da União (TCU avaliará todo o desenvolvimento do processo, uma vez que existem recursos de origem federal na composição acionária da companhia, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

 Copel 

 A Copel foi criada em 26 de outubro de 1954, com controle acionário do Estado do Paraná. Abriu seu capital ao mercado de ações em abril de 1994 na Bolsa de Valores Mercadorias e Futuros (BM&FBovespa) e tornou-se, em julho de 1997, a primeira do setor elétrico brasileiro listada na Bolsa de Valores de Nova York. Sua marca também está presente, desde junho de 2002, na Comunidade Econômica Europeia, com seu ingresso na Latibex – o braço latinoamericano da Bolsa de Valores de Madri. A partir de 7 de maio de 2008, as ações da Copel passaram a integrar oficialmente o Nível 1 de Governança Corporativa da BM&FBovespa. 

 A companhia atende diretamente 4.515.938 unidades consumidoras, em 394 municípios e 1.113 localidades (distritos, vilas e povoados) paranaenses. Nesse universo incluem-se 3,6 milhões de lares, 78 mil indústrias, 384 mil estabelecimentos comerciais e 356 mil propriedades rurais.

 

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.