SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias

Imagem

Entidades se manifestam contra projeto de Ratinho Jr que terceiriza hospitais regionais e universitários

  • 07 de dezembro de 2022

Matéria original/imagem: APP Sindicato

Além da PEC 03, da Copel, dos serviços penais e das escolas estaduais, Ratinho Junior estende o seu projeto privatista a hospitais públicos do Paraná.

Com o PL 522/22, o governador pretende entregar os hospitais universitários para a iniciativa privada, tirando toda a autonomia das universidades sobre a gestão destas unidades.

No caso do PL 507/22, Ratinho Jr pretende entregar a gestão dos Hospitais Regionais de Telêmaco Borba, Ivaiporã e Guarapuava, oferecendo a administração das unidades por 20 anos com a opção de prorrogação por mais 20 anos.
O Sindmed Norte, entidade que representa os(as) médicos(as) do Norte do Paraná, divulgou uma nota condenando a medida do governador. O Sindicato reforça que seria importante e razoável que a comunidade vinculada aos hospitais fosse ouvida e consideradas no projeto as especificidades institucionais.

“O regime de urgência na tramitação do projeto, solicitado pelo governador Ratinho Junior, limita o debate e a análise da proposta, que não teve a contribuição dos servidores, comunidade e menos ainda dos Médicos representados por esta entidade”, explica o Sindmed.

Já o Sindicato dos(as) Trabalhadores(as) em Estabelecimentos de Ensino de Maringá (Sinteemar) publicou um vídeo explicando os riscos da terceirização nos hospitais universitários.

O Conselho Universitário da Universidade Estadual de Londrina (UEL), também divulgou uma carta aberta sobre os riscos da privatização dos Hospitais Universitários. O Conselho aponta “interesses ocultos” por parte do Estado e afirma que “não há justificativa política, moral ou técnica para centralizar a administração e terceirizar os hospitais universitários.”

Confira a nota na íntegra no link.

“Os hospitais universitários prestam serviços gratuitos de saúde, totalmente integrados ao SUS, mas são também parte essencial e obrigatória do processo formativo de estudantes da área de saúde. Há indissociabilidade absoluta entre essa atividade de extensão, com o atendimento à comunidade, e a experiência curricular dos nossos estudantes”, continua.

O SindSaúde declarou ainda que as propostas mostram que Ratinho Jr. não tem compromisso com o fortalecimento do SUS, com a promoção da saúde pública e com a vida da população do Paraná ao entregar os hospitais construídos com dinheiro público para a iniciativa privada, cujo interesse exclusivo é o lucro.

“As terceirizações mostraram que tem um alto custo e coloca as vidas em risco, pois não tem garantia de que haja melhora no funcionamento dos serviços de saúde prestados à população, inclusive pela precarização da remuneração e das relações de trabalho dos contratados”, ressalta Olga Gomes Pereira, Coordenadora Geral do SindSaúde.

Vale lembrar que no caso dos três hospitais em, são obras inauguradas no ano de 2020 e construídas com dinheiro público. De acordo com o próprio Governo do Estado, as unidades juntas possuem 90 espaços de UTI e 80 leitos de enfermaria. 

Desta forma, Ratinho mantém a lógica de entregar espaços construídos a partir dos nossos impostos, ou seja, dinheiro da população paranaense, para entregar de bandeja para a iniciativa privada. É um Robin Hood às avessas.

O projeto deve ser votado ainda nesta semana e a bancada de oposição deve apresentar emendas para barrar a privatização.

Liquidação

A cruzada do governador reeleito contra o serviço público aproveita o final de ano para tentar aprovar o completo desmonte do Estado ainda em 2022.

Infelizmente, o envio de projetos de Lei em dezembro, sem debate público, de forma atropelada e alterando profundamente a estrutura do Estado, atacando a carreira de servidores(as) e os serviços públicos tornou-se uma prática costumeira de Ratinho Junior.

Quando o Sindicato chama para a luta, tenha certeza: algum direito seu está em risco. A APP está mobilizada para barrar os enormes retrocessos em curso, incluindo a privatização das escolas e a desastrosa PEC 03. Desde já, o Sindicato e o Fórum de Entidades Sindicais convocam o funcionalismo para ato em frente à Assembleia Legislativa no dia 12 de dezembro, a partir das 11h.

 

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.