SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias

Imagem

Trâmites para concessão de pensão por morte pela PARANAPREVIDÊNCIA

  • 07 de dezembro de 2022

A concessão de pensão por morte é algo que ainda gera muitas dúvidas em servidores públicos, especialmente, após a Emenda Constitucional nº 103, de 12 de novembro de 2019, instituir a Reforma da Previdência, que trouxe diversas mudanças com relação ao cálculo dos benefícios previdenciários. No caso dos servidores públicos do Paraná, esses benefícios são regidos pelo Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Paraná, regulamentado pela Lei Complementar nº233/2021 e que tem como entidade gestora única a PARANAPREVIDÊNCIA.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) enviou, em setembro deste ano, uma série de questionamentos a respeito do benefício de pensão por morte à PARANAPREVIDÊNCIA que, primeiramente, respondeu que as solicitações de revisão desse tipo de auxílio são recebidas através de diversos setores do órgão.

“Os pedidos de revisão de benefícios de pensão por morte são remetidos a diversas áreas da instituição visto que possuem diversas naturezas de questionamento, como: inclusão ou exclusão de dependentes, questionamentos de cálculo, alterações em dados de pagamento, reenquadramentos, denúncias, demandas judicias entre outros”, informou a PARANAPREVIDÊNCIA.

A instituição ainda explicou que no processo de concessão dos pedidos, inicialmente é avaliada a condição do dependente através da Coordenadoria de Cadastro. Uma vez confirmada a condição do dependente, o protocolo é remetido para Coordenadoria de Concessão de Benefícios, que efetivamente calcula, concede o benefício e publica no Diário Oficial do Estado. Em seguida é efetuada a remessa a Coordenadoria de Manutenção de Benefícios para implantação em folha de pagamento.

“Após esta etapa inicial, o protocolo é remetido ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná para homologação e registro. Com a confirmação do Tribunal de Contas, é efetuada a análise acerta da possibilidade de compensação previdenciária com outros regimes de previdência, e então, o protocolo é remetido ao Arquivo Geral”, ressaltou.

No caso dos cálculos desse benefício, não há uma apresentação dos valores ao pensionista anterior ao deferimento do requerimento de pensão, pois, segundo a PARANAPREVIDÊNCIA, se trata de uma simples aplicação dos dispostos previstos na Emenda Constitucional nº 45/2019 e Lei Complementar nº233/2021, que apresentam o formato do cálculo relativo a concessão de pensões por mortes. Mas, vale ressaltar que, após a implantação do benefício em folha de pagamento, é enviado uma comunicação ao interessado com as informações do benefício.

Em caso de erro na concessão da pensão por morte ou se os pensionistas/dependentes quiserem entender melhor sobre as medidas acerca de auxílios concedidos, há a possibilidade de ingressar com um pedido de revisão de benefício, apontando o motivo e a fundamentação para a revisão. O formulário para a solicitação de revisão pode ser encontrado no site da PARANAPREVIDENCIA no link: https://bit.ly/3P71kiJ.

Imagem: Circulando por Curitiba

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.