SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias

Imagem

Governo do Estado e Prefeitura de Curitiba se unem para difundir combate à corrupção

  • 01 de dezembro de 2022

Matéria original/imagem: Agência Estadual de Notícias

O Governo do Paraná, por meio da Controladoria-Geral do Estado, e a Prefeitura de Curitiba firmaram parceria para realizar o 3º Simpósio Paranaense contra a Corrupção. O evento traz especialistas em contas públicas e gestão, com enfoque na nova lei de licitações (14.133/2021), para debater esses assuntos com servidores da área e com a comunidade.

A intenção é reunir cerca de 600 pessoas no Canal da Música, em Curitiba, nesta quinta e sexta-feira (01 e 02). A inscrição é grátis tanto para quem trabalha no poder público como para comunidade em geral e deve ser feita na página da Escola de Gestão.

O simpósio anuncia o Dia Internacional Contra a Corrupção, comemorado em 9 de dezembro. Nessa data, em 2003, foi assinada a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, que prevê políticas de prevenção e combate a atos lesivos aos recursos públicos.

A determinação está de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas, no eixo ESG, que trata da responsabilidade social, ambiental e de governança.

“A corrupção afeta várias áreas da sociedade e pode estar presente em pequenos atos cotidianos. Adotamos o simpósio anual para mantermos sempre atualizado o debate sobre prevenção e combate a atos ilícitos e a condutas inadequadas no âmbito da administração pública”, afirmou Raul Siqueira, controlador-geral do Estado.

PARTICIPAÇÃO – Nesta edição do simpósio, o tema principal é “Governança e controle na nova lei de licitações”. A abertura será às 9h de quinta-feira. Dos palestrantes, o primeiro a falar é o conselheiro Ivan Bonilha, do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, que abordará o papel dos tribunais de contas na contenção de improbidade e promoção de melhores práticas.

Em seguida, painel de debates reunirá o auditor fiscal Rodrigo Fontenelle, controlador-geral de Minas Gerais e presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), e Gustavo Bramili, controlador-geral do município do Rio de Janeiro. Eles falarão sobre “Governança e compliance no setor público”.

Na parte da tarde, Rafael Fassio, procurador do Estado de São Paulo, e Luis Gustavo Cardoso, representante de projetos do Escritório de Drogas e Crimes das Nações Unidas (UNODC), tratarão do “Papel da nova lei de licitação aplicada ao controle interno”. O dia será encerrado com a palestra motivacional “Liderando em tempos de mudanças”, por Maurino Veiga.

FUTURO – Na sexta-feira, o evento começa às 9h, com o painel “Transparência e controle social na administração pública”. Participam o diplomata e cientista político Marcelo Calero e a professora-doutora Vera Lúcia Suguihiro, da Universidade Estadual de Londrina.

O “Futuro da administração pública no metaverso” será debatido por Juliana Nascimento, professora de consultoria de soluções para riscos, na Escola de Negócios KPMG, e Glades Chuery, fundadora do Potencial Compliance Brasil.

PREMIAÇÃO – No fim da manhã, serão anunciados os Agentes Destaque 2022. Por meio de votação interna, são escolhidos os agentes de Transparência, de Ouvidoria, de Controle Interno e de Compliance que se destacaram no ano. Concorrem cerca de 70 agentes de cada área.

 

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.