Palavra do presidente | Setembro teve momentos marcantes e que trouxeram uma reflexão para o que nos aguarda no futuro

• 06 de outubro de 2022

Chegamos a outubro, um período que traz consigo um grande significado para o funcionalismo público e para o nosso sindicato, pois é neste mês que comemoramos o Dia do Servidor Público e mais um ano de existência do Sindicontas/PR. Mas, antes de falar sobre estas importantes datas, gostaria de fazer um breve retrospecto sobre o mês anterior, que também foi marcante para nós, que fazemos parte da gestão pública, e para a população como um todo.

Setembro iniciou-se já com a celebração dos 200 anos da Independência do Brasil, declarada no dia 7 de setembro de 1822, sendo um momento histórico para a nação, o qual também foi relembrado pelo sindicato através de uma série de conteúdos em nossas redes sociais com episódios que foram fundamentais para que nosso amado país se tornasse livre, com muita luta e resistência.

Essa celebração da Independência do Brasil também se mostrou como um pontapé para o preparo e momento de conscientização das tão aguardadas Eleições 2022, um evento que demandou bastante atenção do Sindicontas/PR, durante os últimos 30 dias, com materiais e publicações voltadas ao tema visando auxiliar nossos colegas servidores e demais eleitores a fazer a melhor escolha de candidatos a partir do voto consciente, em busca de representantes políticos realmente comprometidos com os interesses e necessidades da população e da classe trabalhadora.

Reforçando o papel das Cortes de Contas e demais assuntos que englobam a gestão pública do país, ainda em setembro prestigiamos eventos como a 1ª edição do Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas e o XXIII Congresso Paranaense de Direito Administrativo, que foram realizados em formato híbrido e puderam ser acompanhados pelas redes sociais.

Quase nos últimos dias do mês recebemos a notícia da posse do novo conselheiro-substituto do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), senhor Livio Fabiano Sotero Costa, o qual parabenizamos por assumir o cargo após 13 anos ocupando a função de auditor de controle externo. Mais uma vez aqui, em nome do sindicato, desejo que esta nova caminhada profissional do nobre colega seja repleta de aprendizados, bem como uma oportunidade de contribuir através de sua ampla experiência para a evolução do TCE-PR.

Ressalto que todos esses episódios e eventos foram de suma importância para nossa instituição e nos fizeram refletir ainda mais sobre o funcionalismo público e as suas responsabilidades perante à sociedade, além é claro das eleições, que não se findaram no último domingo (2), pois ainda teremos mais uma chance de decidirmos a eleição presidencial, no dia 30 de outubro. Nós temos um papel fundamental para o futuro do país e, por isso, não devemos deixar de ir até às urnas e exercer a nossa cidadania.

Uma das pautas que nos faz enxergar ainda mais a importância de não nos isentarmos neste momento, foi o anúncio da retomada da discussão sobre a reforma administrativa (PEC 32/2020), na Câmara dos Deputados, que deve acontecer já na próxima semana. A matéria está parada desde o fim de 2021, por força da luta dos servidores públicos e entidades sindicais, que temem o desmonte do funcionalismo público e a modificação da organização da Administração Pública direta e indireta.

Desde que a proposta foi apresenta pelo Governo Federal, nós do Sindicontas/PR participamos ativamente dos movimentos contra esta medida, que ataca os direitos dos trabalhadores e abre mais possibilidades para a corrupção política já tão presente no país. Reforço aqui, o nosso compromisso em continuarmos lutando em defesa do serviço público e pressionando os parlamentares para que a PEC 32 não seja aprovada.

Por fim, deixo aqui também já de antemão as minhas homenagens a todos servidores, em especial, aqueles que fazem parte do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, pelo Dia do Servidor Público, que será comemorado em 28 de outubro. Celebro ainda o 19º aniversário da nossa instituição, que desde a sua fundação trabalha em prol dos servidores públicos e que tem alcançado, ano após ano, grandes conquistas para toda a categoria. O que move a nossa luta é a força e resiliência de cada um de vocês! Que outubro seja um mês de mudanças, novidades e que continuemos juntos trabalhando por um Brasil mais justo e um funcionalismo público valorizado por sua eficiência.

Luiz Tadeu Grossi Fernandes

Presidente do SINDICONTAS/PR