SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias

Imagem

Eleições 2022: a importância do voto para o futuro do Brasil

  • 29 de setembro de 2022

A realização das Eleições 2022 para os cargos de presidente da República, senador, governador, deputados federais e estaduais se aproxima, e, com ela, aumenta a expectativa de mudanças no cenário socioeconômico do Brasil. A grave crise econômica que o país passou nos últimos anos, somada ao cenário político polarizado e repleto de denúncias de corrupção, levou os brasileiros a desacreditarem da classe política e até mesmo das instituições públicas o que, consequentemente, impactou na vontade do eleitorado em escolher os representantes através do voto.

Dados do Tribunal Superior Eleitoral, demonstraram que no pleito de 2018, entre o primeiro e segundo turnos registrou-se uma redução de 1.431.109 no comparecimento dos eleitores, queda de 0,97 ponto percentual. O levantamento ainda revelou que de 147.306.275 eleitores aptos a votar no segundo turno, 115.933.451 compareceram à votação, número equivalente a 78,70% do total. Esses números indicam que ano após ano, o eleitorado não está se empolgando com a escolha de quem irá representá-los seja no Congresso Nacional, seja em âmbito Estadual ou Municipal.

Mas, apesar desse distanciamento e descrédito da sociedade para com a política brasileira, o voto ainda é o maior dos atos de protestos que a população pode fazer quando o assunto é garantir melhores condições sociais e econômicas para todos. A Constituição Federal diz que “a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos”, ou seja, é a vontade popular que vai definir os rumos do país pelos próximos anos e, por isso, é preciso ter uma maior consciência em relação às eleições e, apesar de toda a desilusão que o cenário político provoca, o momento atual do Brasil não permite omissões, cada cidadão tem sua parcela de responsabilidade no desenvolvimento do país.

Entender que o ato de votar não é uma obrigação, mas sim um direito e reflexo da democracia é um dos primeiros passos para que o eleitor faça o bom uso dessa ferramenta e, de forma criteriosa, consiga eleger representantes políticos realmente comprometidos com os interesses e necessidades da população e classe trabalhadora. Para auxiliar no exercício da cidadania através do voto existem alguns sites que disponibilizam informações de candidatos, nas quais o eleitor pode fazer pesquisas mais aprofundadas e saber como foi a conduta de determinado político nos últimos anos, bem como quais as propostas que ele apresenta em no plano de governo.

Uma dessas plataformas é a “Quem foi Quem” no Congresso Nacional, na qual constam os votos de deputados e senadores em temas relevantes de interesse dos trabalhadores e da sociedade e que permite ao cidadão saber como atuaram os representantes no Poder Legislativo. Além desta, os eleitores podem consultar informações detalhadas sobre os candidatos registradas em todo o país no sistema DivulgaCand, que é gerido pelo TSE e tem atualização constante, não sendo necessário cadastro prévio ou autenticação de usuário para fazer as consultas.

Por fim, vale ressaltar que nestas e em outras eleições que estejam por vir, o cidadão, no pleno exercício da democracia, tem um forte papel no destino do país, e com tantas formas de conhecer melhor aqueles que querem representar o povo é possível ter um voto consciente, o qual contribuirá para impedir a eleição de maus políticos e, consequentemente, para um país justo e leal à população.

Não esqueça do número dos seus candidatos! Clique aqui e baixe sua cola eleitoral.

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.