Viva a Independência do Brasil!

• 06 de setembro de 2022

Amanhã, 7 de setembro, celebraremos o memorável “Dia da Independência”, e para ressaltar a grande importância desse dia, o SINDICONTAS/PR preparou uma série de conteúdos para nossas redes sociais explicando alguns marcos que foram fundamentais para que nosso amado país se tornasse um país livre, com muita luta e resistência.

Relembre:

A independência do Brasil foi declarada no dia 7 de setembro de 1822, mas para que esse importante momento da história brasileira acontecesse de fato, o país - que até então era uma colônia portuguesa – contou com um ato que ficou conhecido como o ponto de partida para que a nação se tornasse livre.

Estamos falando da Revolução Liberal do Porto, na qual manifestantes demonstraram intenções para o Brasil diferentes das que a elite brasileira possuía. Foi, então, a partir dessa divergência de interesses, que integrantes da colônia passaram a defender a ideia de ruptura do laço existente com a metrópole e, assim, deu início ao processo de Independência do Brasil.

Alguns fatores foram bastante importantes para dar abertura à luta pela Independência do Brasil. Entre essas causas, as principais foram:

• Crise no sistema colonial;
  • Independências ocorridas na América Inglesa e na América Espanhola;
  • Influência de ideias iluministas;
  • Revolução Liberal do Porto, em 1820.

• DIA DO FICO – quando Dom Pedro I declarou que ficaria no Brasil e continuaria o processo emancipacionista que estava em andamento;
  • DECRETO DO “CUMPRA-SE” – com autoridade estabelecida, D. Pedro I escolhia quais determinações de Lisboa seriam empregadas ou não no Brasil;
  • PROCLAMAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA – após receber informações de que Portugal planejava recolonizar o Brasil, Dom Pedro I declarou oficialmente a Independência do país, que hoje é comemorada em 7 de setembro.

A proclamação da Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822, foi um passo decisivo para o início da organização do estado brasileiro. Após esse importante momento da história nacional, o país teve algumas mudanças imediatas. Confira algumas delas:

• - O Brasil optou por transformar-se em uma monarquia e não em uma república;
  • - Os Barões do foram os precursores da iniciativa privada brasileira;
  • - As ferrovias paulistas foram expandidas através de investimentos particulares dos latifundiários ligados à atividade cafeeira;
  • - Houve o arrefecimento da utilização do trabalho escravo
  • - Alta na imigração italiana, que criou uma nova relação entre o fator terra e a mão-de-obra;
  • - Surgimento de fábricas, modernização dos portos e diversificação do comércio;
  • - "Ao final do século XIX, na região amazônica, o ciclo da borracha foi um dos fatores responsáveis pela formação das capitais Belém e Manaus.

Lutamos, resistimos e conseguimos. Que nunca deixemos de recordar de nossa história e valorizarmos a nossa pátria.

Neste 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, o SINDICONTAS/PR saúda o povo brasileiro por esta data tão memorável e deseja a todos um bom feriado!

Não deixe de acompanhar nossas redes sociais!

Instagram: https://www.instagram.com/sindicontaspr/
facebook: https://www.facebook.com/sindicontaspr/