Palavra do Presidente | Julho mostrou a importância de nos unirmos cada vez mais em defesa da democracia e pela valorização do serviço público

• 11 de agosto de 2022

Iniciamos mais um mês de trabalho, lutas e ações em prol da sociedade e do serviço público. Agosto ainda traz em seu DNA importantes discussões que foram vivenciadas por nós em julho, como o agravamento da crise política nacional, que se intensificou com a proximidade das Eleições 2022 e que teve ainda mais repercussão na sociedade civil após o presidente Jair Bolsonaro questionar a lisura do sistema eleitoral, afirmando que tem o desejo de “aprimorar os padrões de transparências” desse setor, além de criticar os ministros do Supremo Tribunal Federal. Em resposta a esses ataques, tivemos a divulgação de uma Carta em Defesa da Democracia, que foi editada pela Faculdade de Direito da USP e que ainda está em alta na mídia brasileira, alcançando mais de 800 mil assinaturas.

Pudemos observar que esse assunto ganhou protagonismo em relação aos outros temas durante o último mês, uma vez que no momento em que as ameaças à democracia tornam-se patentes, a sociedade rapidamente deve se mobilizar e partir em sua defesa. Esse cenário também mostrou que nós, enquanto entidade sindical do serviço público, também precisamos unir forças para garantir o amparo e a defesa do Estado Democrático de Direito, pois sabemos que os governos passam, mas as instituições ficam, sem se fazer necessário entrar no detalhe de apoio ou oposição a partidos ou candidatos.

Mas, nem só de debates acerca do sistema eleitoral e democracia foi marcado o mês anterior, pois, foi nos primeiros dias de julho que o sistema do Tribunal de Contas do Estado do Paraná foi plenamente restabelecido, após o registro de atividades maliciosas detectados na infraestrutura tecnológica da Casa, ocorrido em 13 de maio, o que permitiu que parte dos serviços essenciais que foram afetados pudessem ser agilizados. Ainda nos 31 dias que se passaram, tivemos a oportunidade de nos reunirmos mais uma vez com o presidente do TCE-PR, conselheiro Fábio Camargo, para discutir as políticas de incremento funcional desenvolvidas pela atual gestão e agradecer pela disposição que a Casa tem mostrado aa atender as demandas e construir uma política de valorização dos servidores públicos.

No âmbito dos Tribunais de Contas e sindicatos, cabe-nos lembrar o quanto reforçamos a atuação dessas duas instituições em relação ao auxílio que podem oferecer no processo de aposentadoria dos servidores públicos, como através do projeto Aprendendo a Recomeçar, que foi pensado e desenvolvido para aqueles que se dedicaram aos Tribunais de Contas Estaduais e que se sentem inseguros na hora de aposentarem ou mesmo com as assessorias jurídicas especializadas existentes nas instituições sindicais e que podem ser utilizadas pelo profissionais que pretendem se inativar, como forma de orientação adequada em todo o processo.

Por fim, e baseando-se em todo o panorama apresentado, como Presidente do SINDICONTAS/PR, reafirmo que continuaremos trabalhando lado a lado dos trabalhadores e da sociedade civil, sempre fundamentado no pensar coletivo e reforçando o quanto devemos focar no que nos une e não no que nos segrega, para que juntos possamos criar um caminho que preze pela valorização do serviço público e do bem-estar social, afastando também possíveis riscos de rupturas democráticas.

Luiz Tadeu Grossi Fernandes
Presidente SindicontasPR