Pública Central do Servidor comemora sete anos de existência

• 10 de agosto de 2022

A Pública Central do Servidor completa, nesta quarta-feira (10), sete anos de existência e de lutas em prol dos trabalhadores do serviço público. Fundada por lideranças de instâncias municipais, estaduais e federal, a instituição mostra desde então a importância da união dos servidores públicos de todo o país, especialmente, no atual cenário de precarização do funcionalismo.

Com forte representatividade entre as categorias do funcionalismo público e sendo uma instituição multipartidária e plural, a Central frequentemente investe na promoção de campanhas e mobilizações, lutando incessantemente contra ameaças a este setor e para que o mesmo seja plenamente valorizado.

PARCERIA ENTRE ENTIDADES - A trajetória do Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná com a Central Sindical iniciou em dezembro de 2015, quando o sindicato filiou-se à fundação, reconhecendo a importância de uma entidade que representa exclusivamente os interesses da classe.

Com a grande visibilidade que a Pública adquiriu ao longo dos anos, centrais regionais foram criadas em diversas partes do Brasil com diretorias próprias, para que fossem feitos trabalhos locais, mas sem perder o olhar Nacional em defesa dos servidores.

A Pública regional do Paraná é dirigida por Wanderci Polaquini e conta com a vice-presidência de Luiz Tadeu Grossi Fernandes, também presidente do SINDICONTAS/PR e participante do Conselho fiscal da Pública Central Sindical (nacional).

Luiz Tadeu Grossi Fernandes falou sobre a necessidade de uma central sindical exclusiva dos servidores públicos, como a Pública. “A Pública Central do Servidor tem trabalhado arduamente na defesa de um serviço público de qualidade e no direito da população em receber do Estado o atendimento que merece”, disse.

O presidente do SINDICONTAS/PR ainda ressaltou que as lutas da categoria do funcionalismo público têm características e desafios próprios, por isso, ter uma voz nacional significa a garantia da defesa pelos direitos dos profissionais que compõe o setor público. “Nós, servidores públicos, estamos sob frequente ataque, diante disso a união da categoria em uma Frente Única informando, esclarecendo e desmentindo as fake news e combatendo a desinformação é obrigatório. Muito importante frisar que a Pública Paraná também tem como missão fortalecer as carreiras públicas, o serviço público e lutar por um Estado mais transparente e eficiente”, afirmou Luiz Tadeu.

Nós, do SINDICONTAS/PR saudamos à Pública Central do Servidor pelos seus 7 anos de existência, uma trajetória que até aqui foi marcada por um impressionante legado de ações em prol de seus ideais, que sempre trabalhou pela manutenção do serviço público, dando atenção especial às causas que sejam significativas tanto para os servidores públicos quanto para a população em geral.