SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias

Imagem

Palestra sobre a importância da educação abre segundo dia de debates do VII Congresso da Conacate

  • 08 de agosto de 2022

O VII Congresso da Conacate - o Brasil que queremos abriu o segundo dia de debate, que aconteceu na última quinta-feira (4), no Auditório Frentas Nobre na Câmara dos Deputados, com a palestra “A importância da educação como forma de transformação contínua da sociedade brasileira e de criação de uma consciência de nação”, tendo por moderador Joaquim Gama, diretor da Conacate, e contou com os palestrantes Fernando Silva Neto, formado em Direito e Administração e pós-graduado em Direito Público, e Indyara Araújo Morais, mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília.

Iniciando as discussões, Fernando Silva Neto destacou que a educação é um tema estratégico para qualquer país e também é algo que compõe a sociedade em qualquer que seja o seu nível. Ele ainda explicou que, no Brasil, hoje mais do que nunca, a educação passa por um processo de disputa de consciência, de rumo e de observação social e que em qualquer parte do mundo é a maior riqueza de uma nação. Ele afirmou que não há como se pensar em uma sociedade próspera sem o conceito base que é a educação como centro e como processo de desenvolvimento.

Para o palestrante, enquanto a educação não for central e estratégica para o desenvolvimento da sociedade como um todo, o Estado brasileiro não vai conseguir absorver a inteligência que é desenvolvida dentro da academia. “Enquanto não for central a continuidade desse processo educacional, esse país nunca vai alcançar a soberania plena e essa sociedade vai ser sempre questionada e o grande desafio é que a educação acometa toda a população do mais pobre ao mais rico e com isso se constrói uma sociedade mais igualitária, prospera e justa”, concluiu Fernando Silva Neto.

Já a palestrante Indyara Araújo Morais aproveitou a oportunidade para falar sobre alguns princípios básicos da educação, trazendo dados a respeito da defasagem dessa área nos últimos anos, especialmente, com a crise da pandemia da Covid-19. Ela afirmou que, se a educação disponibilizada não for pautada na realidade das pessoas, fica muito difícil alguém aprender alguma coisa. “A educação precisa ter um momento cívico para a construção de identidade das pessoas em uma sociedade”, disse Indyara. A palestrante finalizou o discurso destacando a relevância da educação como eixo central para a mudança politica, econômica e social do Brasil.

 

 

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.