Celebrando a importância do papel do Auditor de Controle Externo

• 27 de abril de 2022

27 de abril: Dia do Auditor de Controle Externo. Nesta importante data não poderíamos deixar de lembrar o papel dos profissionais que ocupam essa função e trabalham pelo equilíbrio das contas públicas e, porque não dizer, também em defesa da cidadania. Os Auditores de Controle Externo são os agentes da fiscalização, que compõem a estrutura dos Tribunais de Contas e têm o dever de verificar o emprego dos recursos públicos, auxiliando na fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, de acordo com a Constituição (arts. 70 e 71).

O trabalho exercido pelos Auditores de Controle Externo tem diversos efeitos benéficos à sociedade, como a prevenção de ilegalidades e do desperdício de recursos. A eles também cabe a tarefa de corrigir falhas de gestão, esclarecer regras aplicáveis à administração pública, e ainda, acolher e analisar denúncias, reclamações e sugestões da população, tudo isso em conjunto com a atuação de Procuradores de Contas, Conselheiros e Ministros.

Nos últimos dois anos, passamos por um momento difícil provocado pela COVID-19, que ocasionou não só uma crise sanitária, mas também financeira, com a flexibilização de normas de gestão dos recursos públicos. Esse período fez com que a função dos auditores dos Tribunais de Contas Brasileiros tivesse um papel ainda mais efetivo, através de seus conhecimentos e experiências, para a aplicação adequada dos recursos públicos, conforme a necessidade da população principalmente em meio a um cenário pandêmico.

É por isso, que desde 2015 o SINDICONTAS/PR lutou para a mudança da nomenclatura do cargo. Esse pleito que era antigo foi conquistado no fim de 2021, com a aprovação do título de Auditor de Controle Externo, uma alteração que trouxe não só o reconhecimento das reais atribuições da categoria, mas benefícios, tanto para os servidores quanto para a sociedade e o serviço público como um todo. Continuaremos sempre na linha de frente em defesa da independência da função de Auditoria e pela valorização justa dos servidores da área.

Mais uma vez o SINDICONTAS/PR agradece ao Conselheiro Presidente do TCEPR, Fábio Camargo de Souza, e sua equipe pelo apoio e iniciativa na aprovação da alteração da nomenclatura de “Analista de Controle” para “Auditor de Controle Externo”, que já era um pleito do sindicato desde 2015.

Ressaltamos também a importância do envio da proposta à Assembleia Legislativa, pois sem esse esforço do Presidente do Tribunal não teríamos vencido mais essa luta!

Por fim, o SINDICONTAS/PR não poderia deixar de parabenizar todos os Auditores de Controle Externo, que são peça chave para o bom funcionamento do Tribunal de Contas, bem como para o bem-estar da sociedade. Vida longa aos Auditores!