Uso de máscaras é flexibilizado no Paraná

• 17 de março de 2022

O uso de máscaras ao ar livre será opcional a partir desta quinta-feira (17) em todo o Paraná. A nova orientação segue o decreto (10.530/2022) publicado pelo Governo do Estado durante a última quarta-feira (16), o qual traz detalhes sobre os locais onde o uso pode ser flexibilizado e as situações em que ainda é necessário utilizar o equipamento de proteção. Segundo o texto, o uso da máscara ainda será obrigatório em locais fechados (eventos, transporte público, trabalho ou comércio) e para pessoas com sintomas de Covid-19.

Antes de divulgar este decreto, o governador Carlos Massa Ratinho Junior tinha sancionado a lei (20.971/2022), que havia sido encaminhada à Assembleia Legislativa na semana passada e, após ser apreciada nas comissões de Constituição e Justiça e de Saúde, foi aprovada pelos deputados em dois turnos de votação.

O uso de máscaras era obrigatório no Paraná desde abril de 2020. A mudança conta com aprovação do comitê científico da Secretaria de Estado da Saúde e leva em consideração o controle no quadro epidemiológico, com baixo índice de ocupação dos leitos exclusivos para a Covid-19, ampla vacinação dos paranaenses e manutenção do quadro de estabilidade do cenário após o Carnaval.

A liberação também vale para crianças menores de 12 anos, a critério dos pais, em espaços abertos ou fechados. A Organização Mundial da Saúde (OMS) não impõe a obrigação nessa faixa de idade, mas recomenda o uso. A Secretaria de Estado da Saúde reforçou que ainda vai emitir algumas resoluções para regulamentar as regras de uso em alguns espaços públicos.