SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias

Imagem

O desafio dos sindicatos no combate à desinformação

  • 10 de março de 2022

Liberdade de expressão e acesso à informação: essas duas frases estão muito presentes em nosso dia-a-dia e se mostram de grande importância para a educação e para uma sociedade mais justa. No entanto, o elevado número de compartilhamentos de conteúdos sem checagem acabou gerando nos últimos o que chamamos de desinformação.

Mais do que nunca precisamos de profissionais da comunicação responsáveis, não só na grande mídia, como dentro de entidades sindicais, para que juntos possamos combater discursos e notícias falsas que podem fragilizar o sistema democrático, além de eleger políticos que visam apenas os próprios interesses e atacam os direitos sociais e trabalhistas, como já foi observado nos últimos anos.

Diante da crise econômica e social do país, que se potencializou com a chegada da pandemia da Covid-19, além das manobras promovidas pelo Governo Federal, como a Reforma Administrativa e a PEC dos Precatórios, por exemplo, a comunicação tem se mostrado uma ferramenta eficaz e necessária para a organização dos movimentos sindicais, especialmente, quando o assunto é a luta pelas prerrogativas de diferentes categorias profissionais, melhores condições de trabalho e, principalmente, a busca por um funcionalismo público de qualidade para toda a população.

Pensar, produzir e disseminar conteúdos, considerando os avanços tecnológicos, e usufruindo das redes sociais e mídias digitais, bem como formando uma rede ainda mais colaborativa dentro dos sindicatos é o primeiro passo para combater as Fake News e os possíveis impactos negativos que isso pode continuar causando à sociedade, ainda mais em um ano de eleições, que mais uma vez vão definir os rumos políticos do país.

É preciso entender que “liberdade de expressão” é o oposto de “desinformação” e que somente com uma rede de comunicação forte e com a representativa sindical ainda mais fortalecida é que conseguiremos enfrentar e promover as mudanças que o servidor público e a sociedade tanto almejam e merecem.

Sabemos que o SINCONTAS/PR é parte importante neste processo e reforçamos que, frequentemente, trabalhamos em ações que tragam informações verídicas, de qualidade e que sejam de interesse não só dos nossos filiados e servidores públicos, mas da população como um todo. Com o compromisso, criatividade, empenho e disciplina de cada um que compõe o nosso sindicato e outras entidades representativas temos a plena convicção de que conseguiremos lutar contra o aumento da desinformação, garantindo assim um amplo debate de ideias que não ferem o Estado Democrático de Direito.

 

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.