Palavra do Presidente | Desafios e conquistas do serviço público marcam início de 2022

• 02 de fevereiro de 2022

Chegamos ao fim do primeiro mês de 2022. Um ano, que já nestes 31 dias se mostrou desafiador e também de muitas realizações para todos nós, seja no âmbito pessoal, profissional ou mesmo da sociedade como um todo. Já nas primeiras semanas de janeiro voltamos mais uma vez nossa atenção à questão da saúde pública e período pandêmico, ao acompanharmos a explosão de casos confirmados do coronavírus, bem como da nova variante Ômicron e de outros vírus respiratórios, como a H3N2.

Falando em pandemia, pudemos comemorar o fim de algumas medidas que, devido a esse período, tiveram um forte impacto na vida do servidor público, como a Lei Complementar nº 173/2020, a qual proibiu por dois anos que Estados e Municípios discutissem o reajuste de servidores públicos e outras questões econômicas envolvendo este setor. Agora, sem as restrições previstas por esta lei, nossa categoria recebeu de prontidão já em janeiro, por parte do presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, o conselheiro Fábio Camargo, o acréscimo dos quinquênios que até então estavam suspensos e a contagem do tempo para a licença especial.

Não poderíamos deixar de citar também o reconhecimento do nosso trabalho no primeiro mês deste ano, no qual o TCE-PR regulamentou o pagamento, durante o exercício financeiro de 2022, de indenização de férias e licenças especiais não usufruídas por servidores ativos, bem como aquelas em processo de pagamento. Contar com o apoio do Poder Público e da sociedade é o que nos dá ainda mais ânimo para lutarmos em prol de um funcionalismo público de qualidade e que seja respeitado.

Mas nem só de conquistas se fez o mês de janeiro. Fomos surpreendidos com uma ação do Governo Federal, que prometeu o aumento de salário apenas aos profissionais da segurança pública federal, ignorando os anseios das outras categorias do funcionalismo público. Vale lembrar que estamos em ano eleitoral, então essa estratégia mostra-se também como uma tentativa de fidelizar uma base para o Governo. Por esses motivos, junto de outras entidades sindicais e servidores públicos organizamos diversas mobilizações pela reposição salarial de todo o funcionalismo público e desenvolvemos uma campanha efetiva para que tenhamos melhores condições de trabalho e para que possamos manter um diálogo mais efetivo com o Poder Público.

Entre conquistas e embates, o destaque do mês de janeiro certamente vai para nossa união, nosso foco e competência, além de nos posicionarmos contra aquilo que nos lesa e que retira direitos fundamentais, prezando sempre pelo que é justo e em prol do bem comum. Sabemos que ainda temos muito pela frente, mas estamos certos de que nossas forças se encontrarão pelo caminho durante 2022 e que com determinação construiremos um espaço de diálogo e de reconhecimento do servidor público por parte do Estado e da sociedade. Entendemos também, que a pandemia ainda faz parte do nosso cotidiano e que precisamos nos manter adequados a esta realidade, mas, com um otimismo cauteloso, acreditamos que o avanço da vacinação será primordial para o controle da transmissão dos vírus e que, em breve, vamos superar mais esta adversidade.

Não podemos deixar de agradecer aos antigos componentes da mesa diretiva do SINDICONTAS/PR, que até aqui fortaleceram nossa luta e desejamos boas-vindas aos novos membros da Direção e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, que foram empossados durante uma relevante cerimônia virtual ocorrida nesta semana. Com coragem, trabalho e nos mantendo perseverantes, vamos juntos enfrentar mais um ano em defesa do funcionalismo público e em benefício da sociedade!

Luiz Tadeu Grossi Fernandes
Presidente SINDICONTAS/PR