SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias

Imagem

Lira recebe relatório da reforma administrativa, que continua perversa

  • 01 de setembro de 2021

O relatório da Proposta de Emenda à Constituição da reforma administrativa (PEC 32/20) foi entregue ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), na tarde desta terça-feira (31). Durante o evento, o deputado apontou que a proposta não atinge os direitos adquiridos dos atuais servidores públicos e adiantou que a estabilidade no emprego está garantida, inclusive, para os novos servidores. Porém, mesmo com algumas mudanças realizadas, a proposta continua prejudicial para a sociedade.

O relator não adotou no texto os conceitos de vínculo de experiência e vínculo de prazo indeterminado; manteve o regime jurídico atual para os servidores até o momento; manteve a estabilidade para os futuros servidores; manteve o estágio probatório, instrumento jurídico de vínculo provisório do servidor antes de alcançar a estabilidade. Ainda não houve menção sobre cargos típicos ou exclusivos.

O texto aponta que será admitida a redução de até 25% (vinte e cinco por cento) da jornada de trabalho para exercício de cargos públicos, asseguradas: a proporcionalidade da remuneração da jornada reduzida em relação à anteriormente cumprida pelo servidor, ressalvado o disposto no inciso II; a preservação da remuneração, na hipótese de redução de jornada em decorrência de limitação de saúde ou para cuidar de cônjuge ou companheiro, dos pais, dos filhos, do padrasto ou de madrasta e enteado, ou de dependente que viva a suas expensas.

Permanece o contrato temporário – atual – com nova regulação, seleção simplificado, estabilidade temporária com avaliação de desempenho para exoneração. O texto sinaliza ainda que poderá substituir atribuições exercidas por concurso público.

Benefícios como licença-prêmio, promoção por tempo de serviço e férias superiores a 30 dias serão extintos, mas só para os futuros servidores; o atual estágio probatório será mantido, mas aperfeiçoado. Outras informações indicam que os elementos de privatização de serviços públicos estão mantidos.

Votação e mobilização

A proposta deve ser votada entre os dias 14 e 15 de setembro na comissão especial. A Federação convocou os sindicatos de base para mobilização em Brasília (DF) na mesma data, objetivando ampliar a pressão em defesa dos serviços públicos.

Para Lira, trata-se de uma reforma que visa redesenhar a administração pública brasileira. Mas na contramão do que é propagado, a PEC 32 é uma proposta danosa. Há inexistência de estudos que comprovam os benefícios da medida, caso seja aprovada. Pelo contrário, especialistas já dissera que a medida vai abrir brecha para que os órgãos se tornem verdadeiros cabides de emprego, vai permitir o aumento da corrupção na administração pública e reduzir direitos da categoria e da sociedade.

Confira a matéria na íntegra: https://cutt.ly/EWx1iUp

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.