SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias

Imagem

Os engenheiros do caos: Como as fake news, as teorias da conspiração e os algoritmos estão sendo utilizados para disseminar ódio, medo e influenciar eleições

  • 26 de agosto de 2021

O SINDICONTASPR indica a leitura de “Os engenheiros do caos: Como as fake News, as teorias da conspiração e os algoritmos estão sendo utilizados para disseminar ódio, medo e influenciar eleições”, escrito pelo cientista político franco-italiano Giuliano Da Empoli

O livro desperta no leitor um grande interesse sobre a importância da abordagem do tema na atualidade, pois trata da virada na política com o advento da internet e é uma excelente análise sobre os mecanismos extremos da política atual dentro da via democrática de forma acessível para o entendimento de todos os tipos de leitores, apresentando relatos de entrevistas, livros, pesquisas e outros sites que reforçam as informações contidas no texto.

É uma narrativa construída a partir de análises feitas em campanhas políticas em países como a Itália, Estados Unidos e Brasil. O autor nos mostra o que há em comum entre estes países e quem são os responsáveis pela “propaganda política” de seus candidatos.

Durante a leitura, é possível compreender quem são os “engenheiros do caos” e como a atividade desses “engenheiros” tem como prioridade inflamar o ódio e as paixões por determinadas convicções, segmentando grupos de pessoas e os adicionando aos seguidores de seus indicados políticos.

"Os engenheiros do caos compreenderam, portanto, antes dos outros, que a raiva era uma fonte de energia colossal, e que era possível explorá-la para realizar qualquer objetivo, a partir do momento em que se decifrassem os códigos e se dominasse a tecnologia."

Para além da dimensão física, é no terreno virtual que a adesão aos movimentos nacional-populistas encontra sua realização mais completa. Lá, os algoritmos desenvolvidos e instaurados pelos engenheiros do caos dão a cada indivíduo a impressão de estar no coração de um levante histórico, e de, enfim, ser ator de uma história que ele achava que estaria condenado a suportar passivamente como figurante.

Download da versão e-book: https://cutt.ly/vWtC8EJ


 

 

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.