SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias

Imagem

Dia do Auditor de Controle Externo é comemorado com expectativa sobre mudança na nomenclatura

  • 29 de abril de 2021

O Auditor de Controle Externo desempenha as atividades de auditoria, inspeção, acompanhamento e instrução no âmbito dos Tribunais de Contas, as quais geram diversos efeitos benéficos à sociedade, como a prevenção de ilegalidades e do desperdício de recursos. Assim como a correção de falhas de gestão, o esclarecimento das regras aplicáveis à administração pública, e ainda, o acolhimento e a análise de denúncias, reclamações e sugestões da população.

Os auditores atuam no exame da efetividade, supremacia do interesse público, da economia e nas grandes funções públicas. O Auditor pode e deve se apresentar, em defesa da cidadania, com seus conhecimentos e experiências, um papel relevante, juntamente aos que estão na primeira linha do atendimento.

O Auditor de Controle Externo exerce a função de impulsionador dos processos, tanto nos administrativos, como nos processos de fiscalização, nos quais trabalham com análise, perícia, pareceres, entre outros expedientes.

O auditor incumbe à viabilização da obtenção dos elementos, a preparação e instrução dos autos e a proposição da respectiva conclusão ao corpo deliberativo e julgador. Para corresponder com a fenomenal gama de atribuições e exigências que decorrem do universo de atos e fatos praticados na dinâmica da clientela jurisdicionada, o quadro técnico multidisciplinar de analistas é composto por especialistas e profissionais das mais variadas áreas de formação superior.

Neste momento delicado de pandemia e falta de recursos, o Auditor se faz cada vez mais necessário para fiscalizar se cada real liberado para os setores de primeira necessidade, como saúde, educação, segurança, são suficientes para suprir a demanda. Além disso, verificar se os profissionais atuantes no colapso sanitário, por exemplo, estão sendo atendidos de forma a conseguirem efetivar seu trabalho, assim como os demais campos que necessitam de auxílio emergencial para que funcionem, em meio ao caos que o Brasil se encontra.

Fica a reflexão da importância do Auditor: Você, servidor e auditor e você, cidadão, como consideram o papel desta função na sociedade¿

Sem dúvidas, é um cargo essencial para o funcionamento de todo o sistema, da melhor forma e com o menor dano possível, assim como evitar corrupção e desvio de verba, principalmente no cenário pandêmico que o país se encontra, há mais de um ano e sem expectativas concretas de quando irá – e se – irá acabar.

A consciência sobre a independência da função de auditoria aumentou durante a pandemia, pois, mais do que nunca, foi visto como o ajuste necessário no sistema de Controle Externo. A independência da Função de Auditoria mudará os Tribunais de Contas, de forma definitiva e positiva.

A AUDITORIA é ato de Estado, em defesa da SOCIEDADE.

O SindiContas/PR parabeniza todos os Auditores de Controle Externo, que são peça chave para o bom funcionamento do Tribunal de Contas a exercer seu papel na sociedade.

A luta, desde 2015 para a mudança da nomenclatura do cargo, está próxima! Vida longa aos Auditores!

 

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.