SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias

Imagem

DIA DO TRABALHADOR

  • 29 de abril de 2021

O Dia Internacional do Trabalhador é comemorado desde a metade do século XIX em muitos países e a data foi reconhecida pela primeira vez em 1920, na União Soviética, em homenagem aos trabalhadores de Chicago. Naquele ano, no dia 1º de maio de 1886, deu-se início a greve para redução da jornada de trabalho de 17 horas para 8 horas diárias. Participaram do movimento cerca de 340 mil trabalhadores e foi um marco na história. Infelizmente, lideranças sindicais foram brutalmente assassinadas e ficou conhecida como a Revolta de Haymarket.

Foram muitas as lutas para a conquista de direitos como o 13º salário, adicional noturno e insalubridade, licença maternidade, seguro desemprego, vale alimentação e refeição, auxílio creche babá, entre tantos outros.

Em 2017 foi imposta a reforma trabalhista que desmontou a CLT e as leis de proteção ao trabalhador. A reforma enfraqueceu os sindicatos e colocou o trabalhador à mercê de decisões dos seus empregadores.

Em pleno 2021, ainda há muitas lutas e o governo atual é favorável à terceirização do serviço público, que gera a precarização do trabalho. Ou seja, é preciso, mais do que nunca, lutar para que o trabalhador e servidor público sejam vistos como prioridade, assim como a saúde, educação e segurança. O exemplo da vacina para toda a população, que está longe de ser efetivada devido ao planejamento falho do governo, é uma das                                                                                              necessidades mais urgentes do momento, assim como o desenvolvimento de emprego e renda.

Em meio à pandemia, o Dia do Trabalhador é comemorado por aqueles que ainda têm um e lamentado por todos aqueles que perderam o seu trabalho e fonte de renda devido ao isolamento social e toda a crise sanitária, sem precedentes. Por seis meses foi liberado o auxílio emergencial no valor de seiscentos reais e no momento, o valor caiu para cento e cinquenta reais, em quatro parcelas. Muitas vezes, é a única fonte de renda de famílias inteiras, que passam dificuldades e sofrem com a falta de oportunidade de trabalho.

Atualmente, a luta é contra a PEC32, outro desmonte que prejudicará tanto os servidores, com a perda da estabilidade, por exemplo, quanto da sociedade, pois com a terceirização dos trabalhadores, a queda na qualidade será brusca, sem falar no rombo financeiro, entre vários outros pontos negativos.

Em Curitiba será realizada uma “Carreata Solidária”, idealizada pelas centrais sindicais em ato pela vacinação para todos e todas, pelo auxílio emergencial e empregos. Serão dois pontos de concentração a partir das 9h30. O primeiro deles no terminal do Pinheirinho e o segundo no terminal do bairro Santa Cândida. Ambos sairão em direção à Praça Nossa Senhora de Salete, no centro cívico, onde acontecerá o encerramento da mobilização. No local também haverá um posto de coleta de alimentos e produtos de higiene para posterior distribuição para comunidades carentes. 

Também, no dia 1 de maio, serão realizadas lives organizadas por centrais sindicais, que pelo segundo ano consecutivo, farão o ato do Dia Internacional do Trabalhador no formato virtual. Neste momento em que o Brasil ultrapassa 380 mil mortes por Covid-19, o tema é 1° de Maio pela Vida - Democracia, Emprego e Vacina para Todos.

Será um tempo de reflexão sobre a luta dos trabalhadores, mas também de arte, cultura e música. Entre os participantes, estão Chico Buarque, Elza Soares, Chico César, Tereza Cristina, Delacruz, Johnny Hooker, Marcelo Jeneci, Odair José, Aíla, Renegado, Bia Ferreira, Doralyce; Osmar Prado, Gregório Duvivier, Spartakus, Lirinha, Tereza Seibilitz, Elen Oleria, Paulo Betti, Lucy Alves, entre outros. O evento terá início às 14h horas pela TVT - TV dos Trabalhadores, além dos canais no Youtube e redes sociais do movimento sindical.

O SindiContas/PR parabeniza todos os trabalhadores e reitera a importância da união da classe. Conquistas como, por exemplo, a mudança na nomenclatura dos Analistas de Controle Externo para Auditores é essencial para que o trabalhador seja valorizado, como merece.

O reconhecimento das conquistas históricas, que trouxeram os benefícios que existem hoje, é enorme, assim como a vontade de melhorar a cada dia para a o bem dos servidores. Parabéns a todos os trabalhadores do Tribunal de Contas do Paraná, aos quais o sindicato se orgulha de defender e lutar por seus direitos. Viva o dia do trabalho!

 

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.