Greca diz ter R$ 500 milhões para vacinas, mas não acha quem venda

• 02 de fevereiro de 2021

Greca disse que sua intenção não é comprar vacina para “os fura-filas”

O prefeito Rafael Greca (DEM) disse nesta segunda-feira (1) que Curitiba tem à disposição R$ 500 milhões para comprar vacinas, mas que não encontra quem queira vender. A ideia seria usar o Fundo Emergencial da cidade na compra, para apressar a imunização da população.

Até agora, Curitiba recebeu pouco mais de 40 mil doses de vacinas contra Covid, somando a Coronavac e a vacina da AstraZeneca. A cidade tem quase 2 milhões de habitantes, mas como todo o Brasil, sofre com a falta de imunizantes.

Um acordo entre países prevê que apenas governos nacionais possam comprar as vacinas por enquanto. O problema é que o governo brasileiro não fez compras no tamanho necessário – e o acordo também acaba barrando a ação de governos estaduais e prefeituras.

Fura-filas

No discurso que fez na abertura do ano legislativo, na Câmara Municipal, Greca disse que sua intenção não é comprar vacina para “os fura-filas”.

“Não é segredo para ninguém o meu desejo de comprar vacinas para Curitiba, com recursos do nosso Fundo Anticrise, que ainda são R$ 500 milhões, para somar com o Plano Nacional de Imunização”, reforçou Greca.

“Eu não quero comprar vacinas para furar fila. Eu não quero comprar vacinas para privilegiar os sócios do [Graciosa] Country Club ou do Clube Curitibano. Eu quero comprar vacinas para aplicar o Plano Nacional de Imunização com eficiência e rapidez. [Mas] ainda não as temos. Não temos que as queira vendê-las.”

“A Covid-19 ainda não foi derrotada. A insistência na imediata e imperiosa imunização de Curitiba e do nosso Brasil é proporcional à ansiedade pela retomada econômica”, continuou. “Todas as vacinas são bem-vindas e a melhor vacina será sempre a que tivemos à mão para imunizar o mais rápido possível a nossa gente, para liberar Curitiba e o Brasil do julgo perverso deste vírus atroz.”

Com informações da assessoria da Câmara de Curitiba.

Fonte: Plural Curitiba