SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias » Sindicontas/PR

Imagem

Razões para os deputados votarem contra o Pacote da Previdência - PL 252/2012

  • 04 de maio de 2015

1.       O Deputado deve representar os interesses dos cidadãos e não do Governador de plantão;

2.       A Constituição estadual em seu Art. 74 confere à Assembleia Legislativa a atribuição de fiscalizar as contas do Estado, até agora o Governo não prestou contas para o legislativo e população paranaense de como foi constituído o déficit estimado entre R$ 1,5 bilhão a R$ 6 bilhões;

3.       O déficit nas contas teve origem na irresponsabilidade fiscal e descontrole dos gastos da Gestão Beto Richa, o Servidor não pode pagar essa conta;

4.       A proposta de novo custeio retira dinheiro das aplicações do Fundo de Previdência para pagar as contas atrasadas do Governo e joga esse encargo para as futuras gestões, comprometendo a saúde financeira e fiscal do Estado no futuro;

5.       O Governador Beto Richa retirará da “poupança” do Fundo Previdenciário o valor estimado de R$ 6,6 bilhões no seu mandato – próximos 4 anos -;

6.       A proposta do novo plano de custeio da PR PREV – PL 252/2015 - desonera o caixa do governo em R$ 1,6 bilhão/ano e representará 77% de todo o esforço feito até agora para cobrir o “rombo” das contas do Estado, como chegamos a essa conta?

6.1.  As medidas tomadas e/ou propostas até o momento elevam a receita em R$ 2 bilhões e chega a R$ 3,88 bilhões o saldo no caixa considerando a economia prevista na proposta do PL 252;

6.2.   Subtraindo o repasse aos municípios a parte do Estado na receita cai para R$ 1,345, mas se considerarmos as deduções das vinculações o valor líquido que entrará de forma “livre” no caixa é de apenas R$ 463 milhões, como a redução da despesa dos benefícios do fundo financeiro não tem o efeito das desonerações o valor permanece até o final dos cálculos em R$ 1,625 bilhão, totalizando como resultado líquido no caixa o valor de R$ 2,088 bilhões;

6.3.  Portanto, do total de R$ 2,088 bilhões previsto – após dedução das vinculações -, R$ 1,625 bilhão virá da redução de gasto previsto no PL 252, representando 77,83% de todo o pacote de medidas anunciado até agora, ou seja, é o patrimônio do Servidor que será usado para cobrir o “rombo” criado pelo Governador Beto Richa nos quatro anos do 1º. Mandato (2011-2014);

 

IMPORTÂNCIA DA PREVIDÊNCIA NOS PACOTES DE RECEITAS DO ESTADO

Aumento da receita

Total

Parte do Estado

Valor Líquido

% do total

ICMS

1.000

750

258

12,36

IPVA

800

400

138

6,61

NF paranaense

160

120

41

1,96

Cadin

100

75

26

1,25

Subtotal

2.060

1.345

463

22,17

Redução da Despesa

 

 

 

0

PR PREV

1.820

1.625

1.625

77,83

Total

3.880

2.970

2.088

100

Valor Líquido - cálculo realizado após as deduções das vinculações (demais poderes, pasep, precatórios, saúde, educação,C&T)

 

7.       O Governo alega que parte desse recurso economizado é para cobrir o atraso nos repasses da União, esse atraso ocorreu pela demora na aprovação da LDO e LOA de 2015, atraso esse motivado por manobras do PSDB no Congresso Nacional no final de 2014 para protelar votação dessas leis orçamentárias, com a publicação da LOA em 22/04/15 os repasses deverão ser retomados e normalizados;

 

8.        Outro argumento usado pelo Governo é afirmar que a nova proposta de custeio é para compensar os encargos adicionais que o tesouro teve que assumir com a implantação da Lei 17.435/12 – Reestruturação do plano de custeio da PR PREV-, o que não corresponde à verdade porque o Governo conta parte da história, apresenta somente a conta da diferença da folha de benefícios do fundo financeiro que de fato aumentou em R$ 507 milhões/ano, no entanto deixa de considerar que a contribuição dos servidores aumentou em R$ 559 milhões, assim como reduziu a contribuição da parte patronal ao Fundo Previdenciário em R$ 260 milhões, no total os encargos do Estado com as alterações da Lei 17.435/12 não aumentaram mas sim reduziram em R$ 312 milhões/ano o gasto com a PR PREV, com base nos dados de 2012.

 

COMPARATIVO ENTRE PLANOS

Fundo Financeiro/anual

Lei 12.398/98

Lei 17.435/12

Diferença

Folha de benefícios

4.160

4.667

507

Contr. Servidores Ativos

78

637

559

Repasse Líquido do Estado

4.082

4.030

-52

Fundo Previdenciário/anual

Lei 12.398/98

Lei 17.435/12

Diferença

Contr.Normal do Estado

585

325

-260

 

 

 

 

Encargos Totais do Estado/ano

4.667

4.355

-312

 

 

9.       Os Servidores guardarão na memória os nomes dos Parlamentares que votarem pela aprovação do PL 252/2015 e lembrarão desses nomes em cada ato público nos próximos anos

 

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha

Notícias Relacionadas

04 de maio de 2015

Renato Follador: "Paranaprevidência: futuro dos servidores ou presente do governo?"

Texto publicado na edição impressa de 03 de maio de 2015 da Gazeta do...

04 de maio de 2015

Amanhã (05) tem ato em defesa dos servidores do PR

Na parte da manhã, haverá um grande ato em Curitiba contra a violência e...

04 de maio de 2015

FES publica nota de repúdio contra ação policial no dia 29 de abril

O Fórum dos/as Servidoras/as Sindicais, FES, composto por 21 Sindicatos, repre- sentando...

Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.