SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias » Reforma Tributária

Imagem

Não aceitamos o cenário de escassez

  • 17 de setembro de 2020

Agora que já sabemos da nossa imensa riqueza, você não acha que o Brasil deveria estar em outro patamar de desenvolvimento socioeconômico, com pleno emprego, amplo acesso a serviços públicos de qualidade e vida digna para todas as pessoas?

E por que isso não está acontecendo?

Infelizmente, a extrema pobreza chegou a 13,5 milhões de pessoas em 2018, antes do coronavírus. E agora, diante da pandemia, mais de 90 milhões de pessoas estão se habilitando para receber o auxílio emergencial de R$300, sendo que cerca de 65 milhões já estão recebendo. A pandemia, na verdade, só está evidenciando a dramática desigualdade social e as consequências da falta de investimentos públicos.

Essa situação decorre do modelo econômico errado, voltado para a produção da escassez, em vez de impulsionar a distribuição justa da abundância de recursos.

O cenário de escassez pode ser evidenciado em diversas medidas econômicas que ao mesmo tempo cortam, congelam e reduzem a possibilidade de investimentos sociais e na estrutura do Estado, porém, privilegiam o gasto financeiro e o Sistema da Dívida com vários trilhões de reais, por exemplo:

– o ajuste fiscal e sucessivos cortes orçamentários que culminaram com a fixação do teto de gastos sociais e os destinados à estrutura do Estado por 20 anos (Emenda Constitucional 95), deixando os gastos com a dívida fora do teto e sem limite algum;

– as contrarreformas que reduzem, adiam e até extinguem direitos sociais, para que sobrem mais recursos para pagar a dívida;

– o gasto de dinheiro do BNDES para financiar as privatizações insanas, em vez de priorizar os investimentos públicos geradores de emprego e renda;

– a remuneração da sobra de caixa dos bancos pelo Banco Central, que aumenta o lucro dos bancos enquanto gera escassez de moeda em circulação e encarece os juros pagos pela sociedade;

– diversas modificações legais, como a Emenda Constitucional 106, que autoriza destinação de trilhões de reais de dinheiro público para a compra de papel podre de bancos pelo Banco Central.

Por isso, apesar das imensas riquezas existentes no Brasil, a maior parte da população brasileira vive na pobreza e até miséria absoluta.
É HORA DE VIRAR O JOGO para alavancar o nosso desenvolvimento socioeconômico com respeito ao ambiente e garantia de vida digna para todas as pessoas!  Vamos nos unir!

#ÉHORAdeVIRARoJOGo

FONTE: Auditoria Cidadã

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.