SINDICONTAS/PR »
PEC 32
Imagem

Estudo» Por que não é uma boa ideia financiar a prorrogação do auxílio emergencial com corte de salários de servidores públicos?

  • 25 de junho de 2020

De acordo com Braúlio Cerqueira, cortar salários dos servidores públicos atua na direção contrária ao requerido pela atividade econômica nesse momento: dificulta o pagamento de dívidas e despesas fixas das famílias, reduz o consumo, prejudica  vendas e negócios.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ), e representantes do governo têm dado diversas entrevistas defendendo o corte de salário do servidor para prorrogar o auxílio emergencial.

Mas, um estudo elaborado por Bráulio Santiago Cerqueira, que é auditor federal de Finanças e Controle e secretário executivo do Sindicato Nacional dos Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle (Unacon Sindical), mestre em economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e também um dos integrantes da Comissão de Estudos do Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate), defende que a economia em retração precisa é da sustentação, e não subtração do poder de compra das famílias.

O documento aponta nove fatos para responder ao questionamento: “Por que não é uma boa ideia financiar a prorrogação do auxílio emergencial com corte de salários de servidores públicos?

De acordo com Cerqueira, cortar salários dos servidores públicos atua na direção contrária ao requerido pela atividade econômica nesse momento: dificulta o pagamento de dívidas e despesas fixas das famílias, reduz o consumo, prejudica vendas e negócios.

O estudo demonstra ainda que o governo federal já possui o dinheiro para pagar a prorrogação do auxílio emergencial sem precisar cortar salários; que não há restrição econômica ao aumento do gasto público este ano; que a economia com a redução de salários é inócua e não representará nem 1% do gasto do governo com a crise; e que é a recuperação da economia e não o corte de gastos na crise que promove a melhoria das contas públicas.

Os nove fatos serão explicados também na nova campanha que o Fonacate iniciou nesta segunda-feira (22) nas redes sociais. Confira no Facebook, Instagram e Twitter do Fórum, comente e compartilhe.

Abaixo você confere a íntegra do estudo.

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha

Notícias Relacionadas

25 de junho de 2020

Fenafisco se mobiliza em defesa do serviço público

O diretor da Fenafisco e coordenador da Comissão Parlamentar do Fonacate, Celso Malhani,...

25 de junho de 2020

Vitória da Pública e demais Entidades por 7 a 4 em prol dos Servidores Públicos

Por maioria, STF impede redução de salários de servidores...

16 de junho de 2020

A verdade sobre os números do emprego público e o diferencial de remunerações frente ao setor privado no Brasil – Última parte

Este é o terceiro de 3 artigos que buscam desmistificar algumas das falácias e...

Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.